Inicio » Minas Gerais » MG – Emater Minas comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo

MG – Emater Minas comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo

MG – Emater Minas comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo

Solenidade teve participação de diversas entidades parcerias de Minas Gerais e do Brasil.

MG - Emater Minas comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo
MG – Emater Minas comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) comemorou nesta quinta-feira (3/12) seus 67 anos de história. O evento realizado em Belo Horizonte contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre elas representantes de diversas instituições ligadas à agropecuária de Minas e do Brasil. A Emater-MG foi a primeira empresa pública do setor a ser criada no país. Ela está presente em 790 municípios e realiza, por ano, o atendimento a 400 mil agricultores.

O presidente da Emater-MG destacou as ações que fortalecem cada vez mais o meio rural. “A história da Emater-MG é marcada pela quebra de paradigmas, na medida em que mudam os contextos sociais, econômicos e políticos. É um constante movimento em rede. A assistência técnica e a extensão rural avançam como educação não-formal e continuada. Precursora do diálogo e da valorização do saber das comunidades para se construir e implementar as políticas públicas. Audaciosa para introduzir novas tecnologias, com impulso de participação”, ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente da Emater-MG, o sucesso da Empresa ao longo dos anos também se deve às parcerias. “A parceria com instituições públicas e privadas colaboram para o nosso sucesso. Vale destacar a mais expressiva das parcerias estabelecidas com quase 800 prefeituras com as quais mantém convênio na implantação dos programas e projetos que contribuem para movimentar a economia local, para gerar novas oportunidades”, afirmou Kalil.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, ressaltou o pioneirismo da Emater no Brasil. “A prestação de serviços nos últimos anos é de valor inestimável. A Emater-MG  transformou o setor da agricultura em Minas Gerais e em todo país. Vale ressaltar também o comprometimento do Governo de Minas com a Empresa, com a realização de concurso público, Plano de Cargos e Salários”, destacou.

Durante a solenidade, a Emater-MG também concedeu a Medalha do Mérito Rural ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado pelo assessor José César Medeiros. A medalha foi uma homenagem aos vinte anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que aumentou o número de pessoas economicamente ativas no campo. O trabalho do MDA transformou as unidades familiares produtivas, ampliou da área plantada, intensificou o uso de tecnologias e agregou de valor à produção.

A Emater-MG também prestou homenagens a outras entidades com quem desenvolve programas em parceira, como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Banco do Brasil, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, prefeitura de Bom Sucesso, além de produtores de várias regiões do estado. Os funcionários da empresa que completaram 10, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de serviço também foram agraciados.

Durante o evento também foi lançado o livro “O Mistério do Pai Virgem”, do jovem agricultor Diego Clemente, de 20 anos, do Norte de Minas. O apoio para publicação veio da Emater-MG, que presta assistência técnica na propriedade da família. A Empresa apostou na ideia e ajudou o jovem autor a publicar o seu primeiro livro.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Participaram também da solenidade o prefeito de Belo Horizonte em exercício, Délio Malheiros, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, Vilson Luiz da Silva, o superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Rubens Soalheiro de Oliveira Matos, o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro, Corsetti Purcino. O superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Osvaldo Teixeira de Souza Filho, o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Júlio, entre outras autoridades.

Principais programas da Emater-MG

Na cafeicultura, a Emater–MG desenvolve o programa Certifica Minas Café, em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater–MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas reconhecidas internacionalmente.

Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria independente para o recebimento da certificação. Atualmente, Minas conta com 1487 propriedades certificadas em 233 municípios. Outras 2 mil propriedades de todo Estado estão em processo de certificação.

Em todas as regiões, a Emater–MG trabalha o Minas Pecuária para a evolução do setor no Estado, por meio da prestação de assistência técnica voltada para a aplicação das boas práticas de produção, gestão da atividade e melhoria da qualidade dos produtos derivados da bovinocultura

O crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo federal, é um dos principais benefícios que o agricultor dispõe para viabilizar a sua produção. Para ter acesso aos recursos, os produtores mineiros contam com o apoio da Emater–MG na elaboração de projetos técnicos necessários à liberação do crédito. A Empresa também presta assistência técnica aos agricultores beneficiados pelo Programa.

A Emater–MG orienta milhares de agricultores para fornecimento de produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Pnae é um programa do Governo federal, que estabelece que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares. Já no PAA, os produtos da agricultura familiar são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e distribuídos a creches, asilos, escolas públicas e instituições assistenciais. Em 2015, por meio do PAA e PNAE, a Emater-MG beneficiou 17 mil famílias de agricultores.

A Emater–MG tem importante atuação no programa Brasil Sem Miséria, dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ela faz o diagnóstico e o planejamento de projetos produtivos das famílias que podem ser beneficiadas, além de orientar a sua execução. O MDA repassa os recursos a fundo perdido, para a elaboração de projetos produtivos que gerem renda para as famílias. Entre 2013 e 2015, a Emater-MG atendeu cerca de 10 mil famílias dentro do programa Brasil Sem Miséria. A meta é atender mais 12 mil famílias até 2017.

O Queijo Minas Artesanal é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e o trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater–MG tem sido um dos pilares, para que os produtores mineiros conquistem novos mercados, oferecendo segurança alimentar ao consumidor.

Por meio do programa são beneficiadas mais de mil famílias de 88 municípios. Uma das principais ações da Emater–MG na área ambiental é a de preservação da sub-bacia hidrográfica do rio São Francisco, desenvolvida em parceria com a Ruralminas e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os municípios são beneficiados com a construção de barraginhas (para captação da água da chuva), terraços e proteção de nascentes. As ações do projeto já foram realizadas em 56 municípios. Entre 2015 e 216 deverão ser beneficiados mais 123 municípios.

Agência Minas

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).