Inicio » Minas Gerais » Dia Internacional de Combate à Corrupção – Minas terá articulação de órgãos federais e estatais para o combate à corrupção

Dia Internacional de Combate à Corrupção – Minas terá articulação de órgãos federais e estatais para o combate à corrupção

Dia Internacional de Combate à Corrupção – Minas terá articulação de órgãos federais e estatais para o combate à corrupção

Hoje, quarta-feira, 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, será realizado um evento em Belo Horizonte/MG para o lançamento da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO-MG).

Dia Internacional de Combate à Corrupção - Minas terá articulação de órgãos federais e estatais para o combate à corrupção
Dia Internacional de Combate à Corrupção – Minas terá articulação de órgãos federais e estatais para o combate à corrupção.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A ARCCO é uma articulação de órgãos estatais com o objetivo de aprimorar a fiscalização da gestão pública e o diagnóstico e combate à corrupção.

Ela é composta por representantes de instituições que atuam em âmbito federal e estadual. No âmbito federal, estão o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU), Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Tribunal de Contas da União (TCU). No âmbito estadual, fazem parte a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Para a procuradora da República Ludmila Oliveira, “a interação, intercâmbio e cooperação entre esses diferentes órgãos, com o compartilhamento de informações e documentos, além da troca de experiências, possibilitará a definição de estratégias de atuação que possibilitem resultados mais rápidos e eficazes”.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

A procuradora esclarece ainda que a ARCCO não se limitará aos órgãos estatais e buscará incentivar e fortalecer o controle social, “na medida em que o cidadão tem um papel fundamental na fiscalização da gestão pública”. Por isso, também será planejada a capacitação de servidores públicos e dos próprios cidadãos.

A solenidade de abertura da ARCCO acontecerá às 14h30, no auditório da Escola da Advocacia-Geral da União, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Em seguida, haverá dois painéis com os temas “A sociedade civil no acompanhamento das políticas públicas” e “Ações de Integridade, transparência e cidadania”. Na oportunidade, o MPF também fará palestra de apresentação da campanha 10 Medidas contra a Corrupção.

Serviço:

Lançamento da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO-MG).
Data: 9 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 14h30 às 17 horas
Local: Auditório da Escola da Advocacia-Geral da União
Endereço: Rua Santa Catarina, 480 – Lourdes – Belo Horizonte/MG

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).