Inicio » Educação » Educação – Escolas estaduais de Minas realizam escolha de diretores nesta terça

Educação – Escolas estaduais de Minas realizam escolha de diretores nesta terça

Educação – Escolas estaduais de Minas realizam escolha de diretores nesta terça

Educação - Escolas estaduais de Minas realizam escolha de diretores nesta terça
Educação – Escolas estaduais de Minas realizam escolha de diretores nesta terça

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Nesta terça-feira (15 de dezembro), escolas estaduais mineiras escolhem seus novos diretores e vice-diretores, que assumirão os cargos no ano que vem.

O processo acontece em 3.493 escolas de todo o Estado e contará com a participação de pais, estudantes e trabalhadores que atuam na escola.  As escolas ficam abertas de 8h às 20h  para a votação.

Um dos itens do acordo histórico assinado entre os trabalhadores e o Governo de Minas Gerais, em maio, o processo de escolha de direção de escola vem ao encontro da busca por uma escola ainda mais democrática e aberta à comunidade. A ampla participação dos trabalhadores no processo de certificação – pré-requisito para o candidato ao cargo diretor de escola e que avalia conhecimento pedagógico e técnico e as competências necessárias para o desempenho do cargo – já foi um indicador da importância deste processo neste momento. Foram 10.196 candidatos habilitados a montar chapas no processo, de um total de 25.299 candidatos inscritos nesta etapa (90% deles professores).

Importante ressaltar que toda a elaboração do processo de escolha privilegiou a escuta à comunidade e sua ampla divulgação, com o recolhimento de sugestões que culminaram na Resolução 2795/2015 que normatiza o processo. Na montagem das chapas, puderam participar profissionais efetivos e não-efetivos.

Cada escola conta com uma Comissão Organizadora que acompanha todo o processo, desde a inscrição das chapas, apuração da votação e análise de recursos. Os diretores eleitos terão exercício de três anos, podendo ser reconduzidos por igual período, desde que realizado novos processos.

O processo de escolha de novos diretores não acontece hoje em algumas escolas, como as escolas em unidades prisionais e socioeducativas e em escolas com menos de 2 anos de funcionamento, dentre outras. Para as escolas indígenas e quilombolas haverá resolução específica.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Um a cada cinco jovens mineiros é "nem-nem", que nem trabalha nem estuda

MG – Um a cada cinco jovens mineiros é “nem-nem”, que nem trabalha nem estuda

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. MG – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).