Inicio » Economia » Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano

Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano

Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano

Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano
Confira dicas da Copasa para o consumo consciente da água neste final de ano

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

O Governo de Minas Gerais deu início,  à captação de água no Rio Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é bombear água do Rio Paraopeba para poupar a água dos reservatórios no período seco. Trata-se de uma ação fundamental, que vai garantir o abastecimento da RMBH por, pelo menos, 20 anos.

O período chuvoso ajuda a melhorar um pouco o cenário. Mas mesmo com ações de Governo e o favorecimento climático do verão, manter a vigilância é necessário. E para isso, continuar praticando o consumo consciente, em qualquer condição, em todos os períodos do ano. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) listou algumas dicas simples de economia para ajudar a você a manter-se atento ao uso da água mesmo no período de festas e férias. Veja como é facil praticar:

Feriados de fim de ano, férias e viagens quebram a rotina da limpeza da casa. Ora tem mais gente circulando, crianças brincando, festas, mais roupa suja e inclusive viagens. Veja como organizar sua rotina sem aumentar o gasto hídrico:

content_dicas_de_economia_de_agua_1

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A cozinha é um lugar na casa que fica muito sujo por causa das ceias natalinas ou celebrações pelo ano que entra. Na hora de cozinhar e lavar ratos, tabuleiros com gordura e forno redobre a atenção. A roupa suja, panos encardidos e peças delicadas também complicam a lavagem. Por isso,  metodologia para preservar a limpeza econômica:

content_dicas_de_economia_de_agua_02

Muitas visitas, mais banhos e banheiros o que exige mais manutenção. Veja como estar em dia com a higiene desta parte da casa. A negligência nestes procedimentos pode ser a vilã da seu gasto mensal:
content_dicas_de_economia_de_agua_3

Monitore seu consumo e veja onde ele pode ser ainda mais reduzido

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) disponibiliza também na internet um link para a Calculadora do Consumo de Água. Nesse aplicativo, o consumidor pode calcular, de acordo com suas próprias informações, o quanto de água está consumindo em sua casa.

Para isso, é preciso responder algumas perguntas a respeito de diversas maneiras de como é feito consumo de água em sua casa. Por exemplo: quanto tempo você gasta  no banho, quantas vezes por dia você lava a sua mão, quantas vezes você escova os dentes e se deixa a torneira aberta enquanto isso, quantas vezes por mês você lava o seu carro, se lava o quintal usando mangueira, entre outras questões.

Depois de respondidas as perguntas, é calculado quantos litros de água você gasta por dia e se sua faixa de consumo é considerada ótima, muito boa, boa, razoável, ruim ou péssima. Em seguida, é apresentado também qual o consumo mensal da sua residência e também qual o setor da casa em que você mais está consumindo água.

Além disso, o site disponibiliza também dicas específicas para você saber como reduzir menos água onde está gastando mais.

Serviço:

Para fazer suas contas acesse: http://raposa.meioambiente.mg.gov.br/sistemas/projetocalc/

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).