Inicio » Minas Gerais » Centro de Minas » MG – Vazão de Três Marias sofre nova redução

MG – Vazão de Três Marias sofre nova redução

MG – Vazão de Três Marias sofre nova redução

MG - Vazão de Três Marias sofre nova redução
MG – Vazão de Três Marias sofre nova redução

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

A vazão defluente da barragem de Três Marias, em Minas Gerais, será reduzida dos atuais 350 m3/s para 300 m3/s pelo menos até a próxima sexta-feira (08.01). A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em reunião, nesta terça-feira (05.01), em Brasília, com diversos atores da bacia do São Francisco, entre eles o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representado pelo presidente Anivaldo Miranda.

A agência reguladora admitiu também durante o encontro que não descarta a possibilidade de reduzir novamente a vazão da represa já nos próximos dias. Isso porque, segundo a opinião de especialistas, uma vazão ainda menor resultaria, neste momento, em alavancar uma sobrevida para o reservatório, que dispõe de apenas 6,8% da sua capacidade hídrica.

Ainda durante a reunião na capital federal foram sugeridos vazões entre 80 m3/s e 145 m3/s para evitar que se atinja os 3% do volume útil da represa, nível apontado pelos técnicos como crítico não só para a operação do reservatório mas também para o abastecimento dos usos múltiplos da bacia.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Atualmente, a água que liberada por Três Marias serve de elo para tentar ajudar a barragem de Sobradinho, na Bahia, que tem previsão, caso não chova, de alcançar rapidamente o seu volume morto. Hoje, o reservatório dispõe de 2,1% do armazenamento útil.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).