Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – 23ª Unimontes Solidária: Acadêmicos e professores estarão em quatro municípios

Norte de Minas – 23ª Unimontes Solidária: Acadêmicos e professores estarão em quatro municípios

Norte de Minas – 23ª Unimontes Solidária: Acadêmicos e professores estarão em quatro municípios

Norte de Minas - 23ª Unimontes Solidária: Acadêmicos e professores estarão em quatro municípios
Norte de Minas – 23ª Unimontes Solidária: Acadêmicos e professores estarão em quatro municípios

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Levar conhecimento e ações de cidadania para as comunidades carentes das regiões atendidas pela Universidade Estadual de Montes Claros. Acadêmicos e professores inscritos no Projeto Unimontes Solidária aproveitam o recesso escolar para promover atividades em quatro municípios da região. O programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

As ações acadêmicas iniciam no período de 15 a 23 de janeiro no município de Ibiai. Logo depois a equipe da Unimontes Solidária segue para o município de Mirabela nos dias 27 de janeiro a 3 de fevereiro. Nos meses de março e abril serão atendidos também os municípios de Brasília de Minas e Coração de Jesus.  .

ATIVIDADES 

Em cada município, dois professores coordenadores e 40 acadêmicos extensionistas de diferentes cursos de graduação da Unimontes irão desenvolver diversas atividades. Em parceria com as prefeituras serão realizadas ações multidisciplinares, para crianças, jovens, adultos e idosos. Serão feitas oficinas, palestras e atividades lúdicas voltadas para as áreas de saúde, cidadania, direito, trabalho e meio ambiente.  .

Este ano, os coordenadores irão levar informações acerca das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (Dengue Chikungunya e o zika vírus). Outro tema em destaque será sobre recursos hídricos.  “Vamos levar informações e conhecimento como forma de contribuir com o bem estar e qualidade de vida das famílias atendidas promovendo interação e aproximação da Universidade com as comunidades”, disse o coordenador da CAE, professor Gilson Fróes.

A secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ibiaí, Maria Clara Fernandes de Moura, egressa da Unimontes, considera o projeto como ferramenta de desenvolvimento social. “Enquanto acadêmica da Universidade participei do Unimontes Solidária e acredito muito no envolvimento dos alunos e professores que levam todo tipo de conhecimento para as famílias”, relatou.  .

O PROJETO 

Desenvolvido no período de recesso letivo, o projeto Unimontes Solidária foi implantado há 12 anos. É um projeto extensionista que já atendeu milhares de pessoas nas regiões Norte, Noroeste, Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. Já está na 23ª edição com o envolvimento significativo de estudantes e professores de diversos cursos de graduação da Unimontes.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

O Projeto prioriza as cidades que apresentam indicadores econômicos e sociais insatisfatórios, como Produto Interno Bruto (PIB) per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e taxas mais elevadas de analfabetismo e de mortalidade infantil.

Acadêmicos de todos os cursos de graduação podem participar. Na prática, eles atuam como voluntários na aplicação do conhecimento produzido na Universidade em ações identificadas nas demandas específicas locais. Os atendimentos envolvem as áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer.

“O projeto traduz a interação entre nossos acadêmicos e comunidade atendida, tendo como objetivo principal a promoção de ações solidárias nas regiões carentes como forma de contribuir para a redução dos problemas sociais e as desigualdades. Assim levamos o conhecimento produzido na Universidade para as diferentes regiões onde a Universidade atua”, ressaltou o coordenador da CAE.

SERVIÇO 

23ª Edição – Projeto Unimontes Solidária

Municípios atendidos: Ibiai (15 a 23 de janeiro), Mirabela (27 de janeiro a 3 de fevereiro), Brasília de Minas e Coração de Jesus (março e abril).

Equipe: 40 acadêmicos e dois professores coordenadores

Coordenação: Pró-reitoria de Extensão – Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE)

Telefone: (38) 3229 8163

 

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).