Inicio » Economia » Economia – Desemprego causa alta na devolução de imóveis no país

Economia – Desemprego causa alta na devolução de imóveis no país

Economia – Desemprego causa alta na devolução de imóveis no país

Crise. Inflação e crédito restritivo também afetam o mercado imobiliário que sofreu com desistências
Crise. Inflação e crédito restritivo também afetam o mercado imobiliário que sofreu com desistências

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Fitch mostra que foi de 41% percentual de unidades devolvidas.

O desemprego é a principal causa das devoluções de imóveis observadas no ano passado, na opinião da vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Cássia Ximenes. “O desemprego é o fator preponderante no aumento dos distratos (quando o contrato de compra é cancelado)”, afirma Cássia. Um levantamento da agência de classificação de riscos Fitch, com nove companhias, mostra que 41% dos contratos de imóveis comprados na planta foram cancelados de janeiro a setembro de 2015.

O dirigente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Evandro Veiga Negrão de Lima, destaca o papel da diminuição das linhas de créditos nas devoluções. “Quando o imóvel é comprado na planta, tem um valor maior que é dado na hora da entrega. Se o banco não libera esse crédito, a única opção do comprador é desfazer o negócio”, afirma.

Para Negrão de Lima os distratos já estavam aumentando em Minas Gerais desde 2014. “É um problema real que afeta as construtoras e que vem crescendo desde 2014”, diz.

.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.

Penalidades. Os contratos estão ficando mais rígidos, com aumento das penalidades em caso de desistência do comprador, segundo Negrão de Lima, uma consequência do incremento dos distratos. “Além disso, uma análise mais criteriosa da situação financeira do comprador e planos associativos (em que não há o valor da entrega das chaves) são alternativas das construtora para evitar o problema” diz.

O advogado Kênio Pereira, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, explica que quando a devolução do imóvel é causada pelo comprador, a construtora tem o direito de cobrar a multa rescisória. “A penalidade é bilateral. Quando a responsabilidade da devolução é da construtora, em caso de atraso da obra, ela deve devolver todo o valor pago ao cliente e pagar a multa”, explica.

Histórico

Distratos. O dirigente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Meyer Nigri, diz que o porcentual de distratos girava em torno de 10%, “um patamar saudável para a indústria”.

Mudança na busca

Dados do índice FipeZap: 

2013 Mais de 50 milhões de buscas por imóveis, sendo 40% aluguel e 60% compra
2014 Mais de 50 milhões de buscas por imóveis, sendo 40% aluguel e 60% compra
2015 70 milhões de buscas por imóveis, sendo 62% aluguel e 38% compra. Em janeiro, foi a primeira vez que esse cenário foi modificado passando para 51% aluguel e 49% compra.

Aluguel é mais procurado do que compra

Em dezembro de 2015 o aluguel representava 62% das buscas na internet, contra 38% da procura por compra de imóveis, segundo o índice FipeZap. “Um número menor de pessoas pode comprar um imóvel, diante do cenário de desemprego, inflação e crédito seletivo. Por isso é que a procura por aluguel aumentou”, diz o economista da Fipe, Raone Costa.

Por outro lado, a oferta de aluguel também cresceu. “Quem tem um imóvel e está com dificuldade de vender pelo preço que deseja, acaba optando pelo aluguel”, diz Raone. Para ele, a oferta está maior que a demanda, já que os preços dos aluguéis, continuam em queda.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).