Inicio » Minas Gerais » MG – Mau tempo deixa estragos de Norte a Sul de Minas Gerais

MG – Mau tempo deixa estragos de Norte a Sul de Minas Gerais

MG – Mau tempo deixa estragos de Norte a Sul de Minas Gerais

Risco. Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo menos 30% da população vive em área de risco, conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil
Risco. Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo menos 30% da população vive em área de risco, conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Chuvas dos últimos dias já provocaram prejuízos em pelo menos 27 cidades mineiras.

Deslizamentos de terra, desabamento de casas, enchentes, mortes e ao menos 27 municípios afetados. O cenário voltou a fazer parte do cotidiano dos mineiros nos últimos dias após duas temporadas de chuvas escassas no Estado. De norte a sul de Minas Gerais há registro de problemas.

Nesta segunda a cidade de Inconfidentes, no Sul do Estado – região mais afetada neste período chuvoso –, anunciou que irá decretar situação de calamidade pública após ter mais de 300 famílias afetadas. A prefeitura informou que o rio Mogi-Guaçu subiu 6 m acima do nível normal, atingindo pelo menos 300 casas do município de 6.000 habitantes. Deslizamentos de barreiras interditam ao menos cinco ruas.

Na região metropolitana, a situação mais delicada é a de Sabará, que decretou situação de emergência na noite desta segunda. Mais de 200 pessoas estão desalojadas, e um homem que morreu na cidade pode ser a segunda vítima da chuva no Estado neste período chuvoso.

Apenas em Sabará, conforme a Defesa Civil, até 30% da população – mais de 30 mil pessoas – vive em áreas de risco. “Os danos por conta da chuva que cai desde a última semana ainda estão sendo calculados. Foram inúmeros deslizamentos de terras”, disse o tenente Marcelo Queiroz, coordenador da Defesa Civil da cidade.

Apesar de o órgão descartar a ligação da chuva com a morte do operário Otaviano Caetano da Costa, 67, nesta segunda, após o desabamento da laje de uma igreja em construção, a Polícia Civil vai investigar o caso. A Defesa Civil informou que o desabamento ocorreu por falhas na construção, que era irregular, e a chuva constante não tem relação com o fato.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Outras regiões. No Vale do Aço, o rio Piracicaba está prestes a transbordar e atingir os municípios de Coronel Fabriciano, Timóteo, João Monlevade e Antônio Dias. Comportas de represas foram abertas nesta segunda e moradores estão em alerta devido à situação de risco na região.

No Norte de Minas, a Prefeitura de Montes Claros determinou um prazo de 30 dias para que famílias em áreas de riscos de desabamento, dos bairros Vila São Francisco de Assis e Morrinhos, deixem suas casas em direção a apartamentos já prontos e sorteados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Na cidade, já choveu 270 milímetros nos últimos 11 dias. Quase metade dos 560 milímetros de chuva que caiu durante todo o ano passado.

Em Caeté, também na região metropolitana, parte de uma rua cedeu no bairro Bonsucesso, e pelo menos quatro famílias precisaram ser desalojadas neste domingo. Já em Raposos, ruas foram invadidas pela lama e precisaram ser limpas nesta segunda.

Morte

Montes Claros. Em novembro do ano passado, Antônio Luiz Alves Júnior, 30, andava de moto quando foi arrastado por uma enxurrada e morreu afogado em Montes Claros, no Norte de Minas.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).