Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Prefeitura cria plano de emergência para prevenir tragédias causadas pela chuva

Montes Claros – Prefeitura cria plano de emergência para prevenir tragédias causadas pela chuva

Montes Claros – Prefeitura cria plano de emergência para prevenir tragédias causadas pela chuva

Montes Claros - Prefeitura cria plano de emergência para prevenir tragédias causadas pela chuva
Montes Claros – Prefeitura cria plano de emergência para prevenir tragédias causadas pela chuva

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Todas as famílias em áreas de riscos de desabamento, residentes na Vila São Francisco de Assis e no Bairro Morrinhos, serão notificadas pela Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Montes Claros e terão trinta dias para deixarem suas casas.

Estas famílias, já cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida, serão transferidas para unidades já prontas, sem necessidade de sorteio. A medida se justifica por causa dos riscos provocados pelas intensas chuvas que caem na cidade há 11 dias, já com registro de cerca de 270 milímetros, quase metade do que choveu durante todo o ano passado, quando foram registrados 560 milímetros por metro quadrado.
 
As casas apontadas por engenheiros da Prefeitura e representantes da Defesa Civil como localizadas em áreas de risco serão demolidas imediatamente após a desocupação e os terrenos serão transformados em áreas públicas, como quadras poliesportivas, parques, academias ao ar livre, dentre outros espaços que poderão ser utilizados pela comunidade em geral. Nesta semana, equipes da Prefeitura percorreram as duas áreas, comprovando as situações de perigo em que vivem dezenas de moradores e alertaram sobre a situação. As famílias que resistirem, ou seja, não aceitarem as residências do Programa Minha Casa, Minha Vida, poderão recorrer à justiça para serem indenizadas pela Prefeitura. A medida é desaconselhada pelo município, tendo em vista que os valores a serem recebidos são praticamente insignificantes, tendo em vista que as casas estão em terrenos sem escrituras. Para se ter uma ideia, uma casa do Programa vale cerca de R$ 70 mil, enquanto que as indenizações geralmente não ultrapassariam R$ 10 mil.
 
.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

.
As informações foram passadas na tarde desta segunda-feira (18) pelo prefeito Ruy Muniz, para quem a solução é ideal para acabar com as preocupações das famílias que vivem em áreas de risco e dos representantes públicos. “Todas estes moradores serão imediatamente notificados e transferidos para as novas casas, já prontas, sem necessidade de participação em sorteios”, reforçou o prefeito, ao lembrar que o problema é crônico e existe há décadas. O chefe do Executivo lembrou que em Montes Claros já foram construídas cerca de 8 mil unidades habitacionais do Programa Federal.
 
A secretária de Desenvolvimento Social de Montes Claros, Ana Maria Rezende Vieira, também destacou a importância da conscientização de cada uma das famílias em situação de risco, na Vila São Francisco de Assis e no Bairro Morrinhos. Entende que a maioria vai aceitar a proposta da Prefeitura, para viverem em paz e com tranquilidade. “As chuvas são bem-vindas, mas muitos sofrem com esta situação, porque moram em casas sem a infraestrutura necessária para terem segurança”, afirmou.
 
O secretário de Defesa Social, Franklin de Paula Silveira, disse que a medida é oportuna e que as famílias a serem notificadas moram em construções sem pilares, sem cintas de reforço e com telhas de amianto. O secretário disse que desde o ano passado tem sido realizado trabalho preventivo na cidade, para que as consequências das chuvas sejam menores. “Constantemente são feitas limpezas nas bocas-de-lobo, canaletas e em áreas mais propensas a enchentes”, declarou.
 
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Mattson Malveira, e a equipe do setor estão realizando vistorias para localizar e notificar as famílias que moram em áreas de risco. Está sendo feito um alerta para os moradores das duas regiões quanto aos riscos de deslizamento. “A qualquer sinal de perigo as famílias devem deixar as casas e procurar abrigo em outros lugares, devendo comunicar o fato à Defesa Civil ou aos órgãos competentes”, finalizou.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).