Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Chuvas trazem esperança ao homem do campo

Norte de Minas – Chuvas trazem esperança ao homem do campo

 

Janeiro teve registro de 412 mm, em Montes Claros

Os produtores rurais do Norte de Minas renovaram as esperanças com as chuvas na região que chegaram mais fortes e sem interrupção nos últimos dias. Janeiro de 2016 teve boas chuvas, como antecipou o Professor Doutor Ruibran dos Reis quando esteve em Montes Claros, em setembro do ano passado durante o I Feirão Rural da Safra. De acordo com os dados do Meteorologista, já foram registrados, em Montes Claros, somente em janeiro, 412 mm, isto é, 100% acima do valor esperado. Em Montalvânia choveu 570 mm, quase duas vezes o valor esperado.

Norte de Minas - Chuvas trazem esperança ao homem do campo
Norte de Minas – Chuvas trazem esperança ao homem do campo

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Agora, novamente, a pedido da Sociedade Rural ele estuda sobre a região e divulga informações importantes sobre o Norte de Minas.

“As chuvas vão dar uma trégua depois de sexta-feira, dia 29, mas ainda poderão acontecer pancadas isoladas típicas de verão. Os modelos de previsão climática mostram que as chuvas nos meses de fevereiro e março deverão ficar acima da esperada. Chuvas mais fortes na segunda quinzena de março. As chuvas nos próximos meses serão boas para o Norte de Minas. Há possibilidade de chuvas nos meses de maio e julho. O período chuvoso vai começar mais cedo neste ano, há previsão de chuvas a partir de setembro”, afirma.

Ainda de acordo com o Meteorologista, o fenômeno El Niño começa a enfraquecer e deverá se dissipar a partir de julho. Desse período em diante, a atuar o La Niña, que deverá fazer com que o inverno seja mais frio e chuvoso.

El Niño

Estudos do Pesquisador mostram que este El Niño é o mais intenso dos últimos 65 anos. A grosso modo, trata-se de um ciclo anual que, em alguns anos, é pouco sentido. A mudança da temperatura na superfície do mar interage com a atmosfera sobre o Oceano Pacífico e, em uma temporada extrema, verifica-se o que os cientistas chamam de “evento”.

O Presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, fala que muitas pessoas que sofriam com um dos períodos de estiagem mais severos, agora têm nas “águas” a alegria de poder esperar que dia melhores virão.

“O produtor ainda tem muito prejuízo, mas o poder de regeneração da nossa região é incalculável. A alegria está estampada no rosto do agropecuarista. A paisagem do sertão mudou! A vegetação que aparentava falecimento total, ressurgi com o verde exuberante. isso nos anima! Agora, é reacender a força do homem do campo“, garante.

2015

Dados anunciados por Ruibran apontam que, em 2015, as chuvas na região norte ficou em torno de 40% do valor esperado. Choveu pouco em todos os municípios. Em 2013 choveu acima da média em Montes Claro, e o pior ano foi o de 2001.

Ruibran Dos Reis
Ruibran Dos Reis

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

.

Ruibran Dos Reis

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é Professor do mestrado do curso de Geografia da PUC Minas, onde ministra as disciplinas de Mudanças climáticas I e II; Professor adjunto da disciplina Climatologia do curso de Geografia da PUC Minas; Criou e coordenou o Centro de Climatologia – MG tempo da Cemig/PUC Minas entre os anos de 2003 e 2008; Meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais S/A – CEMIG de 1985 a 2010; membro da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC onde apresenta semanalmente as previsões do tempo para o estado de Minas Gerais e é também responsável pela elaboração de alertas de tempestades severas e laudo técnicos. Apresenta diariamente na rádio Itatiaia a previsão do tempo durante 4 vezes ao dia, e na Rede Itasat as previsões do tempo são transmitidas para 53 emissoras de rádios. Apresenta diariamente na rádio Extra FM a previsão do tempo, duas vezes ao dia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas, descargas atmosféricas, poluição atmosférica e evaporação de lagos.

Outras informações sobre o Tempo

http://www.climatempo.com.br/noticias/ruibran-dos-reis

Ascom Sociedade Rural

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).