Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros na luta contra o Aedes Aegypti

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros na luta contra o Aedes Aegypti

 

A Santa Casa de Montes Claros, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, declarou guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e realiza, nos dias 26 e 27 de janeiro, uma campanha para conscientizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre as diferenças entre as três doenças, a prevenção e o combate ao vetor.

Montes Claros - Santa Casa de Montes Claros na luta contra o Aedes Aegypti
Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros na luta contra o Aedes Aegypti

Com o crescimento do número de casos na região, é necessário que a população se mobilize para eliminar os focos e assim evitar a proliferação do mosquito. Durante os dois dias de campanha realizada no maior hospital do Norte de Minas, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses, o mascote “Mosquito da Dengue” e os colaboradores do setor de Medicina do Trabalho vão tirar dúvidas sobre as características de cada doença, os sintomas e as formas de tratamento.

O Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, ressalta que “o combate ao Aedes Aegypti é questão de urgência e como tal deve contar com o engajamento de todos para evitar o agravamento da situação, que tem causado graves consequências entre a nossa população”, afirma.

Confira os sintomas e cuide-se:

A Dengue apresenta febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, prostração, erupção e coceira na pele. Nos casos mais graves, pode apresentar sangramentos no nariz e na gengiva, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, tontura e hipotensão. Em casos extremos, a dengue pode matar.

A Chikungunya tem como principal sintoma a dor nas articulações dos pés e das mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Outros sintomas são febre acima dos 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Já o Zika Vírus não é tão forte quanto o da Dengue ou o da Chikungunya e apresenta um quadro alérgico. Os sintomas são bem parecidos com os das outras doenças: febre, dores e manchas pelo corpo. Os infectados podem apresentar também diarreia e sinais de conjuntivite.

Ascom Santa Casa de Montes Claros

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Apreensão drogas Bairro Santa Cecília

Montes Claros – PM apreende grande quantidade de drogas em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).