Inicio » Minas Gerais » MG – Cronotacógrafo é item obrigatório em transporte escolar em Minas Gerais

MG – Cronotacógrafo é item obrigatório em transporte escolar em Minas Gerais

 

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) ajuda na fiscalização dos veículos.

Com a volta às aulas os pais devem ficar atentos na hora de contratar o serviço de transporte escolar. Muitas pessoas desconhecem, mas o cronotacógrafo, popularmente chamado de tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para realizar esse tipo de condução, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

MG - Cronotacógrafo é item obrigatório em transporte escolar em Minas Gerais
MG – Cronotacógrafo é item obrigatório em transporte escolar em Minas Gerais

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Conforme explica o diretor de Metrologia Legal do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), João Bosco Rodrigues, os dados são registrados de forma contínua e inalterável em discos ou fitas, de acordo com o modelo escolhido por cada condutor ou responsável.

“Os dados registrados pelo equipamento permitem a reconstituição da viagem, ao fornecer informações sobre o comportamento do motorista durante o percurso, como, por exemplo, excesso de velocidade e parada do veículo, que, no caso de acidentes, podem ser utilizados em laudos periciais”.

O tacógrafo contribui para que os motoristas “pisem no freio”, uma vez que o instrumento registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas, tempo de movimento e paradas do veículo. Ele é considerado a caixa preta do automóvel e sua importância cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões por causa dos excessos de velocidade.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Ainda segundo Rodrigues, a verificação desses equipamentos é obrigatória a cada dois anos e só pode ser realizada em oficinas credenciadas pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Já o Ipem-MG, durante todo o ano, fiscaliza esse tipo de transporte em diversos locais, como porta de escolas e vias públicas, com o intuito de constatar se o automóvel possui o tacógrafo e está em dia com a verificação.

Além dos escolares, o tacógrafo é obrigatório em veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e de passageiros com mais de 10 lugares.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).