Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Médicos se reúnem e delimitam cobranças ao município de Montes Claros

Montes Claros – Médicos se reúnem e delimitam cobranças ao município de Montes Claros

 

Audiência pública e uma nova rodada de conversas com o município foram definidas 

Na noite de ontem, quarta-feira (03/02/2016), médicos de Montes Claros que prestam serviço ao município na atenção primária (postos de saúde) e profissionais especialistas, que atendem nas policlínicas, se reuniram em assembleia, atendendo ao chamado do Sindicato dos Médicos de Montes Claros e Norte de Minas – Sindmed.

Montes Claros - Médicos se reúnem e delimitam cobranças ao  município de Montes Claros
Montes Claros – Médicos se reúnem e delimitam cobranças ao município de Montes Claros

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O encontro foi realizado no auditório do Hospital Universitário e teve como objetivo ouvir os médicos, bem como expor a situação atual do serviço público de saúde municipal. O primeiro tema em pauta foi destinado aos médicos especialistas das policlínicas.

Em outubro de 2015 o Sindmed protocolou à secretaria de saúde, na pessoa da secretária Ana Paula de Oliveira, uma série de reivindicações dos médicos, como melhorias da estrutura de trabalho (precária em todo o sistema de atenção à saúde) e revisão salarial (já que hoje o médico recebe R$29,00 por hora trabalhada), equiparando ao piso exigido pela Federação Nacional dos Médicos.

Somente nesta semana, na terça-feira (dia dois de fevereiro; mais de três meses após o documento com as demandas ser protocolado), que a secretaria se posicionou sobre os pedidos dos médicos (após a convocação da assembleia). Porém, a resposta da prefeitura, exposta aos médicos na assembleia da noite de ontem, não foi satisfatória. Vários itens e demandas não foram respondidos pontuadamente. “É necessário que o médico lute pelo piso salarial correto, pela remuneração digna, condições de trabalho favoráveis. O que hoje muitas prefeituras fazem com os médicos é desumano e errado,” resumiu o advogado Dalton Max Fernandes, assessor jurídico do Sindicato dos Médicos, que acompanhou e orientou os médicos com relação a vários temas em debate.

Atenção primária

Após as primeiras movimentações do Sindicato para os problemas vivenciados pelos médicos especialistas, profissionais da saúde primária também apresentaram ao Sindmed suas demandas, que seguem os mesmos problemas. “A estrutura física das unidades é ruim. Trabalhamos sem condições, sem material e até mesmo com alguns já vencidos”, relatou uma médica presente. Os profissionais apresentaram a necessidade de unir suas cobranças, já que toda a classe passa pela mesma situação, a falta de estrutura e salários defasados.

Soluções

Da assembleia, ficou acertado com todos, que será solicitada uma audiência pública, para debater o tema e todas as dificuldades encontradas pelos médicos especialistas, das policlínicas, na Câmara dos vereadores. Uma nova carta de reivindicações, agora pleiteada pelos médicos do atendimento primário (postos de saúde), será encaminhada e o Sindicato buscará nova reunião com a secretaria de saúde.

Entre as demandas apresentadas e novos debates que guiarão os encontros entre Sindmed e município, a partir de agora, consta o pedido para a realização de concurso público; equiparação ao piso salarial exigido pela Federação Nacional dos Médicos; oferecer ao médico, dentro das horas de trabalho, oito horas destinadas ao estudo (assim como determina a portaria do Ministério da Saúde); melhoria do ambiente de trabalho, bem como segurança, entre outras demandas.

Por Ricardo Guimarães

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).