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Norte de Minas – Barragem de Berizal e Ampliação do Sistema de Água de Montes Claros e BR-135 são pautas de reuniões em Brasilia

 

O secretário de Estado Paulo Guedes esteve, nesta quarta-feira (03), em Brasília, acompanhado do deputado federal, Gabriel Guimarães, para tratar de demandas do Norte Minas.

Barragem de Berizal
Barragem de Berizal

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As reuniões foram no Ministério de Estado das Cidades, na Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC) e no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Os assuntos abordados foram a ampliação do sistema de abastecimento de água de Montes Claros, a continuidade da construção da barragem de Berizal e a conclusão das obras de asfaltamento da BR-135, nos trechos de Itacarambi ao Estado da Bahia, entre Monte Rei e Montalvânia e de Itacarambi à Manga.

Durante audiência com o ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, o secretário Paulo Guedes pediu a liberação da segunda parcela dos recursos para continuação das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Montes Claros, no valor de R$ 32 milhões. Segundo Paulo Guedes, R$ 24,2 milhões já foram pagos à  empresa contratada para execução da obra. “A previsão é que as obras estejam concluídas até o final de 2016”, concluiu.

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Com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz Barretto, o pleito foi pela inserção das obras da barragem de Berizal no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Paulo Guedes argumentou que a barragem é considerada por ambientalistas e gestores públicos como a solução para a seca nos municípios da região do Alto Rio Pardo. “O abastecimento humano e a perenização do Rio Pardo possibilitarão a ampliação de oportunidades de ocupação, aumento de renda e oferta de alimentos. Serão 120 mil pessoas beneficiadas em 17 municípios”, ressaltou Paulo.

Já no DNIT, com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Garcia, foi solicitado o apoio para a conclusão das obras de asfaltamento da BR-135. “A luta para a conclusão da BR-135, já dura cerca de 40 anos. Trata-se de uma rodovia de grande importância para o desenvolvimento daquela região, que vive isolada devido às precárias condições da estrada”, finalizou o secretário.

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