Inicio » Minas Gerais » MG – Minas terá número de exames ampliado e diagnóstico mais rápido do Zika vírus

MG – Minas terá número de exames ampliado e diagnóstico mais rápido do Zika vírus

 

Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai assumir neste mês a responsabilidade pelas amostras de casos suspeitos do vírus Zika vírus no estado.

MG - Minas terá número de exames ampliado e diagnóstico mais rápido do Zika vírus
MG – Minas terá número de exames ampliado e diagnóstico mais rápido do Zika vírus

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de pesquisas ligada ao governo de Minas Gerais, anunciou nesta quinta-feira (11) que vai realizar a partir deste mês o exame para diagnóstico laboratorial do vírus zika. Antes, as amostras de casos suspeitos no estado eram encaminhadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a referência técnica do Laboratório de Arbovírus da Funed, Maira Alves Pereira, o número de exames será ampliado com a realização do diagnóstico pela Funed, oferecendo qualidade e rapidez nos resultados, além de favorecer a vigilância epidemiológica da doença.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“A realização do exame pela Fundação possibilitará que um maior número de amostras sejam analisadas, favorecendo a assistência ao paciente, as ações de vigilância epidemiológica, aumentando as possibilidades de controle da circulação do zika vírus no estado”, afirmou.

A Funed vai realizar o exame das amostras de casos suspeitos encaminhados pelos municípios e pelos serviços de saúde de Minas Gerais. Essas amostras serão testadas por biologia molecular, na técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real, e o resultado estará disponível em cinco dias. A Fundação possui experiência na realização dessa técnica, utilizada para diagnóstico de outros dez tipos de vírus, além do zika.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).