Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Córrego das Melancias em pauta

Montes Claros – Córrego das Melancias em pauta

Uma Audiência Pública proposta pelo vereador Irmão Waldiney (PMN), realizada na manhã desta quinta-feira (11), discutiu ações de melhorias de infraestrutura para a região do córrego das Melancias, no bairro Monte Carmelo. A Audiência contou com a participação de vereadores, moradores, do secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Marques, além do prefeito Ruy Muniz.

Durante a audiência, Ruy Muniz falou sobre as medidas emergenciais que serão adotadas e anunciou um projeto que irá regulamentar a abertura de loteamentos na cidade
Durante a audiência, Ruy Muniz falou sobre as medidas emergenciais que serão adotadas e anunciou um projeto que irá regulamentar a abertura de loteamentos na cidade

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Durante a audiência, foram levantadas medidas para evitar o alagamento provocado pelas chuvas na região do entorno do córrego. Para o proponente da audiência, vereador Irmão Waldiney, o problema vem se agravando a cada ano.

Há muito tempo acompanho a dificuldade dos moradores do bairro. Por mais que sejam feitas limpezas, precisamos de uma medida definitiva para acabar com o problema. É isso o que todos esperam – disse o vereador.

O secretário Edvaldo Marques explicou o problema crônico do bairro, que já se arrasta há décadas. Ele destacou que uma solução definitiva para o local é ainda mais complexa do que todos pensam.

Houve um erro grave de engenharia quando esta avenida foi feita, há muitos anos, pois o canal final dela deságua abaixo do lago. Para resolver o problema, uma grande obra de suspensão deve ser feita. Uma das soluções é o projeto Parque das Águas, que já está pronto e prevê a construção de lagos que iriam reter a água pluvial antes que ela caia diretamente no canal. Entretanto, este é um projeto caro e que iria requerer um grande investimento, inclusive parcerias com o Governo Federal – explicou o secretário.

O Prefeito Ruy Muniz destacou as ações que já foram feitas no local e apresentou as medidas paliativas que podem ser aplicadas antes da obra definitiva.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Já fizemos duas grandes limpezas no canal e, para este fim de semana, outra limpeza está prevista em vários pontos da cidade. Outra medida que pode ser adotada é a implantação de um Centro de Apoio Simplificado para Carroceiros (Casco) para evitar o descarte irregular de lixo no entorno do córrego. Já na região do bairro Santa Laura está prevista, em breve, a construção de uma lagoa para retenção da água, o que irá amenizar a situação. No Raul Lourenço, um grande trabalho de desobstrução já foi feito – disse o prefeito.

O chefe do Executivo avaliou ainda as condições da avenida que margeia o córrego e falou sobre as dificuldades de qualquer obra no local antes da execução do projeto de drenagem.

Seria jogar dinheiro fora concluir o asfaltamento daquela avenida sem que o projeto de drenagem seja feito. Estas obras estão orçadas em cerca de R$ 10 milhões e são muito difíceis de serem feitas sem uma contrapartida da esfera federal. Vamos lutar por esta intervenção para corrigir um erro de engenharia de décadas atrás. Até lá, vamos adotar medidas paliativas concretas para evitar fortes danos – concluiu.

Projeto vai regular loteamentos
Ainda durante a Audiência, o prefeito falou sobre as inconsequências do passado que refletem hoje em diversos bairros da cidade. Muniz destacou que um projeto deverá dar entrada na próxima semana na Câmara Municipal para regulamentar de vez a construção de loteamentos na cidade.

Aprovamos pouquíssimos loteamentos no meu governo, isso porque não seguimos o que governos anteriores fizeram, liberando empreendimentos sem pensar nas consequências. O que fizeram na região do bairro Canelas, por exemplo, foi uma covardia, com uma área habitada que está abaixo do nível de escoamento da água. A partir deste projeto, vamos definir de vez o espaçamento das ruas, a implantação de iluminação adequada e a questão da drenagem. Isso vai evitar prejuízos no futuro – concluiu o prefeito.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).