Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Capitão Enéas receberá projeto ambiental para captação de água

Norte de Minas – Capitão Enéas receberá projeto ambiental para captação de água

 

14 comunidades rurais serão beneficiadas com 65 pequenas barragens.
A zona rural de Capitão Enéas tem novidades para este ano. Será realizado no município um projeto ambiental para captação e armazenamento de águas de chuvas, através da construção de 65 barragens. O objetivo é amenizar as consequências da estiagem que assola a região, especificamente no meio rural, causando perdas expressivas na produção agrícola.

Faltam construir mais 20 pequenas barragens para a conclusão do projeto
Faltam construir mais 20 pequenas barragens para a conclusão do projeto

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Capitão Enéas tem como atividade principal a agropecuária, com destaque para a pecuária de corte e leiteira. Em virtude das secas prolongadas, a produção teve redução de mais de 60%, tanto na área de leite como de corte. Com isso, a renda das famílias agricultoras caiu, o que tem causado a migração dos jovens para as cidades na busca de alternativas de sustento.

São responsáveis pelo projeto a Emater-MG, o Banco do Brasil, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), as associações comunitárias e as secretarias municipais do Meio Ambiente e Agricultura.

O projeto foi aprovado em maio de 2015 e encaminhado ao Conselho Comunitário de Santana da Serra para início das providências necessárias para a implantação. A locação das barragens foi realizada pelos técnicos da Emater-MG nas propriedades dos agricultores selecionados, conforme os critérios estabelecidos pelo CMDRS.

Segundo o extensionista da Emater-MG, Fernando Celso, com a execução do projeto, pretende-se aumentar a reserva de água para fornecimento às famílias rurais e a dessedentação dos animais domésticos; melhorar a disponibilidade de água no lençol freático; diminuir a ocorrência de erosões e perda de solo fértil; diminuir o assoreamento dos cursos d’água; e permitir a implantação de pequenas irrigações com produção de hortaliças.

Com o projeto poderemos reaproveitar esta água e, assim, melhorar as condições desses agricultores que sofrem com a seca, além de trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais para esta região – afirma o extensionista.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

As obras já estão avançadas, e agora neste mês finaliza sua segunda fase com 45 barragens concluídas. Devido ao período chuvoso em janeiro de 2016 houve uma parada nas obras, mas em breve retornarão os serviços. O projeto foi orçado em R$70 mil e beneficiará 14 comunidades rurais do município.
Por Andreza Lima
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).