Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Obras da UPA no Chiquinho Guimarães são retomadas

Montes Claros – Obras da UPA no Chiquinho Guimarães são retomadas

 

A previsão é que a Unidade de Pronto Atendimento seja concluída no prazo de 120 dias.

A UPA funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana
A UPA funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Chiquinho Guimarães, foi retomada pela prefeitura de Montes Claros e deverá ser concluída no prazo de 120 dias. As obras, de acordo com o projeto original, já deveriam estar prontas desde abril do ano passado, mas os serviços, iniciados em 2011, sofreram paralisação e só foram reiniciados este ano pela atual administração.

– Tivemos de recuperar toda a estrutura de sustentação do prédio, que foi bastante deteriorada pela ação do tempo. Nossa determinação, agora, é de concluir os serviços em quatro meses – reitera Luís Fernando Teixeira, arquiteto urbanista, observando que para a retomada das obras o município precisou recorrer a vários aditivos financeiros e de serviços para corrigir as deficiências estruturais.

A estrutura metálica e as soldas se deterioraram tanto que quase ficaram condenadas. Foi preciso reforçá-las para que toda a obra tivesse prosseguimento com segurança – acrescenta o arquiteto, explicando que o material foi reforçado através do sistema conhecido como Ligth Steel Framing, que utiliza gesso acartonado e placas cimentícias (do sistema Tivec), o que as tornam mais resistentes.

Ainda de acordo com Fernando Teixeira, nos próximos dias será concluída a instalação do canteiro de obras no local, possibilitando que os serviços ganhem celeridade e sejam cumpridos os novos prazos estabelecidos para sua conclusão.

As chuvas atrasaram um pouco o cronograma, mas tudo indica que encerraremos o trabalho no prazo estipulado – reafirma o arquiteto.

A UPA

A Unidade de Pronto Atendimento ‘do Chiquinho Guimarães é do Porte III e está sendo construída com recursos de R$ 3.229.219,90 do Ministério da Saúde e da prefeitura de Montes Claros. É a primeira a ser construída na cidade e também no Norte de Minas – que possuem apenas Unidades Básicas de Saúde nos modelos T2T e T3T -, e terá capacidade de atender até 450 pacientes por dia.

Poderá, ainda, resolver grande parte das urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, ajudando a diminuir as filas em pronto-socorro dos hospitais. Prestará serviços intermediários entre a atenção básica – promovida pelas Unidades Básicas de Saúde e pela Estratégia Saúde da Família –, e as unidades hospitalares. Funcionará em horário integral, inclusive nos fins de semana, equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer situação de emergência.

A unidade contará com até 20 leitos de observação para adultos e crianças, consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x, salas de medicação, de pequenas suturas, nebulização, ortopedia e ainda uma sala de emergência para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).