Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Agroindústria de doces, geleias e licores é sucesso em Buritizeiro

Norte de Minas – Agroindústria de doces, geleias e licores é sucesso em Buritizeiro

 

A atividade proporciona aos agricultores diversificação da produção e aumento da renda familiar
Norte de Minas - Agroindústria de doces, geleias e licores é sucesso em Buritizeiro
Norte de Minas – Agroindústria de doces, geleias e licores é sucesso em Buritizeiro

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O extrativismo e a coleta de frutos do cerrado são fortes na agricultura familiar de Buritizeiro, no Norte de Minas.A atividade resulta em saborosos doces, geleias e licores produzidos no município, por intermédio do projeto de Agroindústria do Programa de Combate a Pobreza Rural (PCPR), que ajuda na infraestrutura e aquisição dos equipamentos. Sua produção ajuda na sustentabilidade das veredas e, como alternativa para frear a exploração agropecuária.

Os frutos que são destaques na região são o de buriti e o de baru. Seus derivados atraem paladares de toda a região. A safra do baru, que acontece entre agosto a outubro, é a mais esperada para os agricultores, pois é a época que conseguem um lucro significativo com a quantidade de encomendas que recebem.

Maria de Fátima Muniz, que trabalha há oito anos com produção de doces, geleias e licores, diz que os sabores que mais recebe encomenda são de pequi, buriti e coco catulé. Os seus produtos são vendidos nas cidades próximas de Buritizeiro.

A renda que eu consigo com a produção ajuda no sustento da minha família. Quando aparecem cursos nesta área aqui na região, eu sempre faço, para aprender novas técnicas – diz a produtora.

Todas as famílias envolvidas na produção são referências para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a planilha de custo do buriti e baru para garantir o preço mínimo em nível nacional. Além desse apoio, elas têm o acompanhamento da Emater, órgão estadual responsável por assistência técnica rural de Minas Gerais, para capacitação e acesso as políticas públicas que são voltadas para os agricultores.

A atividade proporciona aos agricultores diversificação da produção, segurança alimentar, aumento da renda familiar e a integração em feiras e eventos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).