Inicio » Economia » Quase metade dos brasileiros esperam piora da economia em 2016, diz pesquisa

Quase metade dos brasileiros esperam piora da economia em 2016, diz pesquisa


Reviewed by:
Rating:
5
On 16 de fevereiro de 2016
Last modified:16 de fevereiro de 2016

Summary:

Quase metade dos brasileiros esperam piora da economia em 2016, diz pesquisa

 

Em três meses, perspectiva de deterioração econômica recua 11 pontos percentuais.

Um quarto dos entrevistados espera 2016 igual a 2015
Um quarto dos entrevistados espera 2016 igual a 2015

O Boticário

///////////////////////////

A crise econômica brasileira abalou a expectativa da população quanto a um ano próspero para a economia do país. Pesquisa do IBOPE Inteligência realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro mostra que 46% dos brasileiros acham que a economia será pior em 2016 na comparação com 2015 e 26% acreditam que vai continuar igual ao ano passado. Apenas um quarto dos entrevistados (25%) esperam melhora na economia neste ano. Esses números mostram o agravamento da expectativa econômica da população nos últimos meses.

Em pesquisa realizada em outubro, feita em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), 35% dos brasileiros acreditavam que 2016 seria um ano de dificuldades econômicas para o Brasil, 11 pontos percentuais a menos do que o verificado em janeiro. Os que não esperavam mudanças na economia para este ano somavam 29% e os que achavam que, economicamente, 2016 seria melhor do que 2015 totalizavam 32%, sete pontos percentuais a mais do que o registrado neste primeiro mês do ano.

Essa expectativa negativa dos brasileiros quanto à economia coloca o país bem acima da média global: 22% da população mundial crê que este ano será de dificuldade econômica. O estudo com a WIN, que também foi realizado em 68 países, com 66.040 entrevistados, revela que as nações mais preocupadas com a economia são Grécia, África do Sul e Tunísia.

Prosperidade – Por outro lado, no ranking dos países que esperam prosperidade econômica em 2016, o Brasil está 20 pontos percentuais abaixo da média global, que é de 45%. As nações com melhores perspectivas econômicas para 2016 são Nigéria, Bangladesh e China.

Sobre a pesquisa
No Brasil, as duas pesquisas foram feitas com 2.002 entrevistas, sendo uma em outubro de 2015 e outra em janeiro de 2016. O estudo da WIN ouviu 66.040 pessoas em 68 países, entre setembro e dezembro de 2015.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).