Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Desafios da pecuária no Semiárido são tema de seminário em Janaúba

Norte de Minas – Desafios da pecuária no Semiárido são tema de seminário em Janaúba

 

A expectativa é reunir produtores rurais, principalmente os criadores de bovinos, de vários municípios do Norte de Minas, assim como oportunizar aos consultores técnicos, extensionistas e estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia.
Norte de Minas - Desafios da pecuária no Semiárido são tema de seminário em Janaúba
Norte de Minas – Desafios da pecuária no Semiárido são tema de seminário em Janaúba

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Com o objetivo de discutir os desafios e perspectivas da bovinocultura no semiárido mineiro, a Emater promove nesta quarta-feira (17), um seminário para conseguir alternativas que reverta os danos causados pela seca dos últimos anos. O evento será realizado  no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janaúba, a partir de 8h.

A expectativa é reunir produtores rurais, principalmente os criadores de bovinos, de vários municípios do Norte de Minas, assim como oportunizar aos consultores técnicos, extensionistas e estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, ambos do campus da Unimontes em Janaúba, momento de aprimoramento e transferência de ideias.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

É necessário que haja o desenvolvimento da bovinocultura no Norte de Minas, de maneira a valorizar a pecuária nessa região do semiárido e, ainda assim, garantir a eficácia do frigorífico Minerva, em Janaúba, através do qual facilita a comercialização e abate do gado. Isso também favorece a qualidade de vida população, pois essa unidade frigorífica gera, atualmente, 500 empregos diretos e em torno de 2 mil empregos indiretos – explica José Aparecido Mendes Santos, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Serão abordados temas como manejo e recuperação de pastagens, produção de silagem de qualidade e cenário da bovinocultura para 2016.

De acordo com o coordenador técnico regional da Emater, André Caxito, a agropecuária no Norte de Minas vem sofrendo impactos negativos devido à redução dos índices pluviométricos e das consequências das estiagens prolongadas.

O evento é oportuno para discutirmos as tecnologias de produção, manejo e conservação de forragens no semiárido. É um passo para promovermos uma integração entre pessoas e instituições que respiram e vivem a agropecuária no semiárido mineiro – avalia.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).