Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Confira dicas para deixar a lancheira das crianças nutritiva

Saúde – Confira dicas para deixar a lancheira das crianças nutritiva

 

A volta às aulas dos pequenos pode deixar os pais com uma série de dúvidas em relação aos itens que devem ser colocados na lancheira, que pode ser montada de forma prática, nutritiva e saudável.

Saúde - Confira dicas para deixar a lancheira das crianças nutritiva
Saúde – Confira dicas para deixar a lancheira das crianças nutritiva

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Uma dica importante é mesclar os alimentos, como aqueles que são fontes de carboidrato, proteínas, gorduras do bem, vitaminas e minerais. Os especialistas reforçam o recado: os lanches devem ser variados. O desafio, então, é preparar uma combinação nova a cada dia. Usar a criatividade e conhecer as informações nutricionais dos alimentos são passos valiosos. 

Nesse sentido, vale a pena apostar na variedade de frutas. “Elas são ricas em eletrólitos (sódio e potássio), minerais e vitaminas. São uma excelente opção de lanche. As fibras estão presentes nas frutas, verduras e hortaliças. E a casca é o que tem maior abundância delas. As fibras são importantes, entre outras funções, para dar saciedade à criança e para o bom funcionamento do intestino”, explica o pediatra e médico nutrólogo Homero Rabelo, doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente pela (UFPE).

Por outro lado, Homero alerta para o consumo dos biscoitos recheados, que podem ser práticos para se colocar na lancheira, mas passam longe de ser saudáveis. “Eles são ricos em gorduras hidrogenadas, que pioram os níveis de colesterol da criança. E são muito calóricos, o que aumenta o risco de obesidade infantil. Geralmente, uma porção de biscoitos recheados corresponde a duas ou três unidades para que o consumo seja adequado do ponto de vista calórico. Então, é pouco provável que uma criança se satisfaça com tão pouca quantidade”, reforça. Ele orienta que os pais devem montar a lancheira com os biscoitos sem recheios. “De preferência, deve-se optar pelos integrais, com mais fibras, que darão mais saciedade à criança.”

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Outras dicas saudáveis para a lancheira são os sanduíches leves, que devem ser preparados minutos antes de a criança ir para a escola. Para prepará-los, podem ser usados pães integrais com queijo magro e cenoura ralada. Em relação às bebidas, os refrigerantes devem passar longe do cardápio da garotada. É importante priorizar a hidratação com água e sucos de frutas naturais, como também água de coco.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).