Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros registra alto índice de cães abandonados nas ruas

Montes Claros – A cidade de Montes Claros registra alto índice de cães abandonados nas ruas

 

Desde o ano de 2012, é proibida a prática da eutanásia em animais sem o laudo médico, exames e dentro da legislação. Antes disto, 60% dos donos levavam os animais até o Centro de Controle de Zoonoses para executar o procedimento.

Montes Claros - A cidade de Montes Claros registra alto índice de cães abandonados nas ruas
Montes Claros – A cidade de Montes Claros registra alto índice de cães abandonados nas ruas

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Agora sem poder levar ao CCZ, os donos acabam por abandonar seus animais a própria sorte pelas ruas da cidade. Atualmente por proibição do Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, nenhum tratamento contra o calazar foi autorizado. A eutanásia sem dor ocorre apenas após os devidos procedimentos e exames veterinários.

Quanto a castração de animais que são abandonados na ruas, a Prefeitura de Montes Claros realizou no ano de 2015, três chamadas públicas para clínicas veterinárias, sendo que duas foram selecionadas dentro dos critérios de documentação e transparência. O Centro cirúrgico será construído na sede do CCZ, já foi homologado pelo chefe do executivo. Ao ser castrado, o cão que estava abandonado na rua receberá um chip de identificação, após receber todos os cuidados veterinários do CCZ. Isto é de grande importância para controle de quais animais já receberão os cuidados e foram castrados.

O CCZ informa que atualmente existe um alto índice de abandono principalmente de cães nas ruas de Montes Claros. Isto hoje é previsto pela LEI como crime, que pode levar a prisão do autor de seis a 1 ano. O animal abandonado nas ruas além de sofrimento, passa por situações de acidentes e transmissão de doenças como o próprio calazar.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).