Inicio » Educação » Educação – MCTI e Sectes apresentam proposta à Unimontes para a oferta de cursos inovadores em Alternativas Energéticas e de Saúde

Educação – MCTI e Sectes apresentam proposta à Unimontes para a oferta de cursos inovadores em Alternativas Energéticas e de Saúde

 

A Universidade Estadual de Montes Claros pode se tornar uma parceira estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Governo de Minas Gerais no fomento à educação superior, com a oferta de cursos profissionalizantes, de graduação e de pós-graduação.

Educação - MCTI e Sectes apresentam proposta à Unimontes para a oferta de cursos inovadores em Alternativas Energéticas e de Saúde
Educação – MCTI e Sectes apresentam proposta à Unimontes para a oferta de cursos inovadores em Alternativas Energéticas e de Saúde

PUBLICIDADE

///////////////////////////

As diretrizes apresentadas pelo Ministério propõem a oferta dos cursos de educação a distância (EaD), com prioridade para ações inovadoras nas áreas de Alternativas Energéticas e de Saúde.

O assunto foi tema de reunião do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, com pró-reitores, diretores de Centro e chefes de departamento das áreas relacionadas, na tarde de sexta-feira (19/2), no campus-sede.

Na oportunidade, ele divulgou as proposições apresentadas na semana anterior, em Brasília/DF, durante encontro que teve com o chefe de gabinete do MCTI, professor Carlos Augusto de Azevedo, com o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes – da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) – e com o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professor Dijon Moraes Júnior e representantes de outros organismos estaduais.

“O objetivo tanto do Ministério como do Governo de Minas está em oportunizar o acesso ao ensino superior com projetos diferenciados e, necessariamente, as propostas devem estar vinculadas à Educação a Distância”, explicou reitor. Segundo ele, o chamamento atesta “o reconhecimento oficial à expertise da Unimontes na EaD”, com 17 anos ininterruptos de atividades e resultados bem sucedidos desde então.

COMO SERÁ

Como primeiro passo para a possibilidade de realização dos cursos, os professores dos departamentos de Ciências da Computação, de Enfermagem e de Ciências Exatas – com o suporte das pró-reitorias de Ensino e de Planejamento, Gestão e Finanças e do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) – serão responsáveis para a elaboração dos projetos dos cursos. Os recursos para a realização das atividades poderão ser repassados pelo Governo Federal.

As propostas, por sua vez, serão também analisadas pela equipe do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes para a análise das plataformas, metodologias e legislações compatíveis com a oferta destes cursos. O prazo para elaboração e análise é de 30 dias até o encaminhamento dos projetos para o MCTI e a Sectes.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com base em demandas apresentadas pelo Governo de Minas, sugere a promoção de cursos de formação, treinamento e capacitação em Alternativas Energéticas. Primeiramente, serão priorizadas as energias Fotovoltaica e Eólica – cursos descentralizados e presenciais, inclusive com a utilização de laboratórios itinerantes.

Na área da saúde, a sugestão que também inclui o MCTI e o Ministério da Educação, é para a oferta de cursos de Técnicos em Enfermagem, Vigilância em Saúde, Agente de Saúde, inclusive com a adoção de laboratórios itinerantes. O Ministério identificou a tendência do Norte de Minas para estas áreas, mas com necessidade inicial de formação dos recursos humanos.

“Destacamos a percepção do Governo de Minas ao abrir espaço para a Unimontes na discussão de propostas inovadoras, com possibilidade de serem ofertadas em nível nacional, inclusive no projeto da Universidade Indígena do Brasil”, finalizou o reitor.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).