Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Francisco Sá recebe novas bacias de contenção de água

Norte de Minas – Francisco Sá recebe novas bacias de contenção de água

 

Foram construídas no município 600 barraginhas com capacidade média de 30 mil litros cada.

Norte de Minas - Francisco Sá recebe novas bacias de contenção de água
Norte de Minas – Francisco Sá recebe novas bacias de contenção de água

PUBLICIDADE

///////////////////////////

As águas das chuvas em Francisco Sá tem um novo rumo a partir deste ano. Foram construídas no município 600 barraginhas com capacidade média de 30 mil litros cada. O projeto irá ajudar a evitar a erosão e assoreamento das nascentes e do rio Gorutuba, e para recuperação do lençol freático.

As obras deram início em junho de 2014 e foram concluídas no fim de 2015. Foram beneficiadas 28 famílias, sendo 14 na nascente do Gorutuba e 14 na região do Credo, Olhos D’Água, Curral Queimado, Rancho Grande e Salitre.  Para arborizar o local, foram distribuídas 420 mudas de citros aos participantes do projeto, e para outros usuários da água do Gorutuba.

A equipe local da Emater, órgão estadual responsável pela  assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais, acompanhou todo o processo da obra, e a instituição afirmou que as chuvas dos últimos meses abasteceu todas as barraginhas.

Antes das chuvas, o Rio Gorutuba, assim como a maioria dos rios do Norte de Minas, se encontrava em total ou parcialmente assoreados, necessitando urgentemente de ações para recuperar o leito. Com a realização do projeto, houve um despertar dos agricultores familiares percebendo a necessidade de realizar seu trabalho com consciência ambiental – afirmou o extensionista da Emater, João Luiz.

Por Andreza Lima

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).