Inicio » Política » A cada oito dias, um prefeito deixa o cargo no Brasil

A cada oito dias, um prefeito deixa o cargo no Brasil

 

Maior parte das cassações é decorrência de crimes eleitorais e abuso de poder econômico.

A cada oito dias, um prefeito deixa o cargo no Brasil
A cada oito dias, um prefeito deixa o cargo no Brasil

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Levantamento feito pelo portal G1 mostra que o Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral, o que representa uma média de um a cada oito dias. O estudo foi feito com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além dos gestores afastados, outros 99 prefeitos também foram cassados, mas se mantiveram no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorrerá em outubro deste ano.

O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.

A maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

O cientista político Malco Camargos, da PUC Minas, diz que esse número tem aumentado eleição após eleição. “Há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo”, afirma o professor.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Jerusia Arruda

Coluna da Jerusia Arruda – Direto de Brasília

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Coluna da Jerusia …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).