Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo

Montes Claros – Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo

 

Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens dessa tecnologia.

Os desafios, as vantagens, as possibilidades, as formas de financiamento e importantes oportunidades de implantação da Energia Solar no Campo serão assuntos do I Workshop sobre o assunto realizado pela Gad Yah com o apoio da Sociedade Rural de Montes Claros, nos dias 03 e 04 de março, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.

Montes Claros - Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo
Montes Claros – Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Segundo Mariah Carvalho, da Comissão organizadora, além das palestras, terá exposição e comercialização de produtos. As empresas terão um espaço para divulgar e comercializar seus produtos.

“As empresas da área de projetos trarão a oportunidade do produtor de facilitar o financiamento. Teremos também bancos que irão divulgar opções de financiamentos especiais. Teremos tudo no mesmo local para facilitar a vida do produtor rural: os produtos, projetos e onde encontrar recursos  para implantação”, descreve Mariah.

Osmani Barbosa Neto, presidente da Sociedade Rural afirma que o objetivo do Workshop é oportunizar ao produtor rural uma nova alternativa energética através da energia fotovoltaica (solar), a fim de diminuir os custos do produtor rural norte mineiro que vem passando por dificuldades devido à falta de chuva.

“Novamente a nossa entidade cumpre seu papel capacitando o homem do campo. Sabemos que o valor do investimento em projetos ainda não é o ideal, mas teremos profissionais de ponta no Workshop para encurtar o caminho e contribuir para redução dos obstáculos do empreendedor rural”, garante Osmani.

Montes Claros - Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo
Montes Claros – Gad Yah e Sociedade Rural vão apresentar vantagens e desvantagens da Energia Solar no Campo

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Programação

Na área externa do Parque será construída uma fotovoltaica para estudo e análise. As atividades começam às 14h com visita aos estandes, seguida da abertura oficial. Ainda no primeiro dia, às 16h, o Consultor da Adenor, José Henrique Diniz, ministra palestra sobre os Conceitos Básicos sobre Energia Incentivada, Geração Distribuída de Energia, Mini e Micro Geração, Eficiência Energética.

Posterior a apresentação dele, Henrique Mendes, da PROREC – Soluções Sustentáveis, fala sobre Compensação Tarifária – Resoluções e Normas Vigentes e Principais Tecnologias para Mini e Micro Geração de Energia (Solar, Eólica, Biomassa, PCH e Co-geração).

Os trabalhos prosseguem com o Diretor Regional EMATER – MG, Ricardo Demichelli informando sobre o Estudo de viabilidade técnica e financeira para instalação de projetos de Energia Fotovoltaica em propriedades rurais no Norte de Minas.

Márcio Eli Moreira de Souza, Engenheiro de Tecnologia e Normalização Efficientia profere conferência sobre o Processo para Implantação do Sistema Fotovoltaico na rede da CEMIG.

As ações do dia são finalizadas com Sócio Consultor da MEIUS Engenharia Sócio Consultor da Conexão Energia, Uilton Roberto Rocha, que esclarece sobre Empreendimentos Fotovoltaicos no Norte de Minas Gerais.

O segundo dia o conteúdo programático tem inicio às 14h, novamente com visitas técnicas, seguido da palestra referente ao Estudo da implantação de projeto de Energia Fotovoltaica na Fazenda Lagoa de São João de Joaquim Manoel. Matheus Bastos e Matheus Ricardo, Engenheiros responsáveis pelo projeto piloto explanam sobre o assunto.

O consultor do Sebrae, Thiago Struinving, participa às 16h da conferência Gestão da Propriedade – Educampo.

O Doutor Guilherme Guimarães, Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros, faz intervenção sobre Implantação de usina de energia solar na Universidade Estadual de Montes Claros. A palestra de encerramento será realizada Marcelo Medeiros Sócio/Diretor Técnico da Ideia Solar – empresa de Energia Solar Fotovoltaica, que fala sobre os Benefícios econômicos de se investir em energia fotovoltaica.

Podem participar Produtores rurais, empresas e profissionais da área, universitários e comunidade em geral.

Parceiros

São parceiros desse projeto o Sebrae, a Adenor, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, a Emater-MG, a UFMG, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Sicoob Credinor e a Cemig.

Serviço 

I Workshop de Energia Solar no Campo

Data: 03 e 04 de março

Local: Centro de Eventos – Parque de Exposições João Alencar Athayde – Montes Claros

Informações:

(38) 3215 1212 e www.sociedaderural.com.br

Ascom Sociedade Rural

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).