Inicio » Mais Seções » Saúde » Aprenda a fazer uma armadilha para pegar o mosquito Aedes aegypti

Aprenda a fazer uma armadilha para pegar o mosquito Aedes aegypti

 

Cada mosquito da dengue vive de 30 a 35 dias. Dentro deste período, as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, sendo que a cada ninhada são cerca de 100 ovos. Basta um local com água limpa para que a chance de proliferação seja enorme. 

Aprenda a fazer uma armadilha para pegar o mosquito Aedes aegypti
Aprenda a fazer uma armadilha para pegar o mosquito Aedes aegypti

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Se não encontra o local apropriado para depositar os ovos, o mosquito voa distâncias de até três quilômetros até localizar um recipiente ideal. Por isso, uma forma de ajudar a combate a doença é fazer com que o Aedes aegypti se reproduza dentro de armadilhas, onde pode ser eliminado.

Idealizada e patenteada por Antônio C. Gonçalves Pereira, funcionário da COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) junto com o engenheiro Hermano César M. Jambo, a “mosquitérica” é uma versão genérica e mais acessível de uma armadilha criada pela equipe do professor Maulori Cabral, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Aprenda a fazer armadilha para pegar o mosquito da dengue

Para construir a sua, você vai precisar de:

  • Uma garrafa PET
  • Lixa
  • Fita isolante
  • Micro tule
  • Tesoura
  • Comida para gato ou alpiste

O primeiro passo é cortar a garrafa PET ao meio. Lixe o interior da parte de cima da garrafa até que ele fique fosco. Depois, retire o anel da boca da garrafa e coloque um pedaço do micro tule. Use o próprio anel para prender o tecido.

Coloque a ração ou o alpiste dentro da parte inferior da garrafa. Encaixe a parte de cima da garrafa na parte inferior com o bico virado para baixo. Se necessário, corte a parte do corpo da garrafa que ficar sobrando.

Use a fita isolante em todo o bocal, de modo que as duas partes da garrafa fiquem unidas.

Coloque água na sua armadilha, sem esquecer de deixar uns três dedos de área seca.

Como funciona

A superfície lixada da garrafa faz com que a água de dentro suba por capilaridade, o que aumenta a evaporação e atrai mais facilmente o mosquito. Na parte seca, a fêmea vai depositar seus ovos. Quando nascem as larvas, elas descem pelo bocal atrás de comida (ração ou alpiste).

Nesta fase, conseguem passar pelo tule. Mas conforme se alimentam e crescem, as pupas não podem mais atravessar o tecido e ficam presas.

A armadilha deve ficar em um lugar não muito iluminado, e sempre que a água evaporar, a água deve ser reposta, pois é ela que ajuda a hidratar os ovos do mosquito.

Para reutilizar a armadilha, lave com detergente líquido, assegurando-se de que todas as larvas e pupas morreram.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Hesiodo José

Coluna do Hesiodo José – Fragmentos Diários (aumento e também invento)

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Coluna do Hesiodo …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).