Inicio » Educação » Eduação – Universidades do Norte de Minas se destacam na inovação

Eduação – Universidades do Norte de Minas se destacam na inovação

 

Projetos de estudantes da região são premiados em feiras do setor e dão origem a novos empreendimentos 

Eduação - Universidades do Norte de Minas se destacam na inovação
Eduação – Universidades do Norte de Minas se destacam na inovação

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O Norte de Minas Gerais tem se destacado por ser um polo de produção de conhecimento. Com vocação universitária, a região possui um grande número de trabalhos de inovação tecnológica que resulta em produtos e soluções para o dia a dia. Um dos fatores que propicia esse celeiro de novos projetos são as parcerias firmadas entre universidades, instituições públicas e privadas, empresas e fundações.

Na visão do coordenador adjunto estadual do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), engenheiro de computação Haroldo de Moraes Lopes, a cooperação entre as diversas instituições da região contribui para o desenvolvimento dos projetos. “Essa rede de apoio torna o processo possível, desde a sua concepção até a aplicação real. São pesquisas em diversas áreas, como a engenharia elétrica e ambiental, que são desenvolvidas com potencial de impactar positivamente atividades cotidianas e aumentar a produtividade de empresas”, conta. Segundo ele, instituições como a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), de Montes Claros, tem contribuído para o fomento e desenvolvimento de processos cooperativos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em inovação e tecnologia, apoiando projetos empreendedores para que eles saiam do papel.

O coordenador do curso de engenharia civil da Faculdade Pitágoras, engenheiro civil Antônio Carlos Moreira, também destaca o potencial inovador da região em uma infinidade de áreas, desde a pecuária até a biomédica. “Só em Montes Claros, existem 18 instituições de ensino superior para uma população de 400 mil habitantes. As possibilidades são reais. Contudo, é preciso investimento contínuo para que a produção acadêmica seja aproveitada em centros de pesquisas e inovação, dando origem a produtos e startups”, afirma Antônio Carlos.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Segundo ele, que também é coordenador adjunto do CIE na região Norte, o Crea-Minas se destaca na articulação entre os diversos atores do processo produtivo. Em 2012, o Conselho criou o Colégio de Instituições de Ensino para fortalecer a cadeia da engenharia e promover a articulação entre o Crea e a academia. Por meio de projetos como a Feira de Ciências e Inovações tecnológicas (Feicintec), o Crea-Minas atua no reconhecimento da produção científica ao premiar trabalhos inovadores de estudantes de todo o estado. “O Norte de Minas tem se destacado com trabalhos premiados nas três edições da Feira. Isso demonstra a força do potencial inovador da região”, enfatiza Antônio. A quarta edição da Feicintec já está confirmada e será realizada em outubro de 2016.

Outra ação de fomento é o Programa de Incentivo à Inovação (PII), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e as instituições de ensino Unimontes, UFMG, Facit e Funorte. “O programa seleciona trabalhos, oferece apoio durante o desenvolvimento e possibilita a transformação dos projetos em empreendimentos e oportunidades de negócio na região”, explica.

Ascom CREA/MG

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).