Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve

Montes Claros – Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve

 

A insatisfação dos residentes é a falta de preceptores para acompanhar o processo de aprendizagem durante o atendimento e as más condições de trabalho na Maternidade.
Montes Claros - Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve
Montes Claros – Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Milhares de pacientes podem ficar prejudicados com a greve dos médicos residentes do Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros. Os residentes do ambulatório de Ginecologia do hospital, que é mantido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entraram em greve na última quinta-feira (25/02) e serão acompanhados nesta terça-feira (01) pelos profissionais da Clínica Médica e pelos Otorrinos.

A maior insatisfação dos residentes é devido à saída dos preceptores que deixaram as unidades por causa da Lei-100, que demitiu milhares de servidores no Estado. Dos 10 ambulatórios do hospital, nove deverão aderir ou já aderiram à paralisação. Somente no ambulatório de Ginecologia, responsável pelo acompanhamento completo das gestantes do hospital, nove residentes estão parados. Eles reivindicam a recontratação de 12 profissionais que foram afastados.

Nós residentes deveríamos estar aprendendo, usando o hospital como escola, mas os nossos preceptores saíram e estamos desenvolvendo o trabalho nosso e o dos profissionais. Não podemos concordar com uma situação dessas – afirma Anderson Marciano Ruas Lopes, residente em Ginecologia e representante dos grevistas.

Ainda de acordo com Anderson, somente a Ginecologia realiza 10 atendimentos por dia, o que totaliza quase 300 por mês, isso apenas em um dos 10 ambulatórios do hospital. De acordo com o residente, hoje não há o mínimo de condições para a manutenção destes trabalhos.

Poderíamos estar reclamando das vagas para internação e para a UTI neonatal, mas já nos adaptamos a isso. Nós queremos somente a volta dos nossos professores, pois sem eles não há sentido para fazermos residência – explica.

O Hospital Universitário anunciou processo seletivo para contratação de 100 novos médicos, mas, de acordo com Elisama Oliveira, residente de Ginecologia, estas contratações não representariam a regularização dos ambulatórios.

Estes contratados deverão atuar somente na urgência e emergência e os ambulatórios continuarão como estão. Esta é uma situação muito difícil. A direção do hospital nem procurou debater as nossas propostas. Por isso, a nossa greve será por tempo indeterminado, enquanto não formos atendidos – garante.

Montes Claros - Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve
Montes Claros – Médicos residentes do Hospital universitário Clemente de Faria entram em greve

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Em nota, o Hospital Universitário Clemente de Faria esclarece que a paralisação é dos residentes, que reivindicam, entre outras questões, a permanência dos preceptores nos cargos, como em 2015. Porém, a maioria dos programas de residência médica era composta por profissionais da Lei-100, que foram desligados da unidade em dezembro.

O HUCF ressalta que a maternidade Maria Barbosa está funcionando normalmente e que no setor são 35 profissionais da Ginecologia e Obstetrícia, 21 pediatras, 10 anestesistas e apenas 12 residentes.

O Hospital Universitário informa, ainda, que já realizou processo seletivo, que está em fase de contratação dos profissionais, não somente para os programas de residência, como para a assistência.Quanto aos ambulatórios, o canteiro de obras que vai reformar a Maternidade está sendo montado. Em 90 dias, os trabalhos já estarão concluídos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Super Gata - Monique Helena

Super Gata – Monique Helena

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 4 de dezembro de 2016.Super Gata – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).