Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe Workshop de Energia Solar no Campo

Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe Workshop de Energia Solar no Campo

O Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, será palco nesta quinta (03) e sexta-feira (04), do I Workshop de Energia Solar no Campo. Evento realizado pela Gad Yah Marketing de Negócios, apoiada pela Sociedade Rural conta também com a parceria do Sebrae, Adenor, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Emater-MG, UFMG, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Sicoob Credinor e Cemig.

Montes Claros - A cidade de Montes Claros recebe Workshop de Energia Solar no Campo
Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe Workshop de Energia Solar no Campo

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Gabriel Pimenta e Mariah Carvalho, da Comissão organizadora, têm boas perspectivas para o evento.

“Durante toda a organização contactamos diversos segmentos. Montes Claros abraçou a proposta que vai ofertar novos serviços para o empreender do campo. Nessa ultima semana, tivemos a certeza de nossa proposta foi aceita e será um sucesso”, afirma Mariah Carvalho.

Para Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, o Brasil é um dos poucos países no mundo que recebe uma insolação superior a 3000 horas por ano.

“Esse é um importante quesito para darmos andamos aos projetos na região. É muita luz, podemos dizer abundante e há muito a se desvendar nessa ramo. Decidimos reunir em um só lugar produtos e serviços para facilitar a vida do produtor rural. Esperamos que todos saiam daqui com informações necessárias para viabilizar projetos nas propriedades”, descreve Osmani.

Programação

Na área externa do Parque será construída uma fotovoltaica para estudo e análise. As atividades começam às 14h com visita aos estandes, seguida da abertura oficial. O Engenheiro Marcelo Medeiros da Ideia Solar será responsável pela Mini Usina.

“Vamos apresentar detalhadamente ao público do evento como funciona  uma usina de produção de Energia Solar Fotovoltaica e como acontece  todo o processo, desde o projeto personalizado que fazemos,  instalação, nossa intermediação junto à Cemig, bem como as diversas  possibilidades de financiamento. Muito conhecimento num só lugar”, garante.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Clesio Robert, da Facilita Energias Renováveis afirma que a empresa que ele representa aposta no evento e pretende “firmar novas parcerias, captar clientes e conseguir apoiadores que estejam focados na mesma causa que é auxiliar o produtor rural quanto às soluções que a empresa tem a oferecer”.

A Facilita irá apresentar soluções de geração de energia através de kit solar fotovoltaico disponível para produtores rurais com equipamentos de qualidade existentes no mercado e condições especiais de pagamento.

A abertura oficial será às 15h30 e terá a presença de lideranças políticas, empresariais e o homem do campo.

Informações completas no site www.sociedaderural.com.br

Norte de Minas

Para o Doutor Guilherme Guimarães, Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros, o tema a ser discutido é um dos principais produtos do mundo atual. Quem produz Energia Solar já sai na frente tanto para sua comercialização quanto no incentivo à instalação de empreendimentos produtivos, como indústrias, por exemplo.

“O Norte de Minas apresenta sérias dificuldades para o seu desenvolvimento, devido à escassez de recursos hídricos, a falta de mão de obra qualificada e a distância dos principais centros consumidores do País. Mas por outro lado, tem um enorme potencial de luminosidade, que é a matéria prima para a produção de energia fotovoltaica. Entretanto, não existe uma cultura para o desenvolvimento desta atividade, além das alternativas existentes no mercado ainda não caras. Desta forma, uma discussão da energia fotovoltaica na região é muito importante para se criar um ambiente para o desenvolvimento desta atividade, aproximando os fornecedores de equipamentos, projetistas, universidades e consumidores, o que poderá possibilitar a adaptação de tecnologias mais apropriadas para nossa região”, acrescentou.

Questionado sobre a viabilidade da Energia Solar no Campo, Guilherme pondera.

“A grande questão é adaptar as técnicas existentes para tentar viabilizar pequenos geradores, o que viabilizaria a implantação no Campo. As atuais propostas sugerem grandes usinas, para viabilizar a sua implantação. A associação com as Instituições de Ensino regionais poderá proporcionar o desenvolvimento de arranjos mais adequados ao perfil do consumidor do campo”.

Ascom Sociedade Rural

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).