Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros comemora dia mundial do Rim

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros comemora dia mundial do Rim

 

Campanha alerta para prevenção das Doenças Renais Crônicas na Infância

Montes Claros - Santa Casa de Montes Claros comemora dia mundial do Rim
Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros comemora dia mundial do Rim

PUBLICIDADE

///////////////////////////

No dia 10 de março, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Montes Claros comemora o Dia Mundial do Rim, data celebrada, simultaneamente, em todo o mundo, por meio da campanha alusiva ao tema “A Prevenção da Doença Renal Começa na Infância”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. A campanha pretende alertar também para a importância do tratamento de crianças com problemas renais.

Ao longo dos anos, a campanha de prevenção tem se intensificado, visando ampliar o número de pessoas atingidas pelas informações referentes a prevenção e importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia define a Doença Renal Crônica como a perda progressiva e irreversível da função dos rins, que tem aumentado em todo o mundo, constituindo um grave problema de saúde pública.

Em crianças é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento o desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer.

A assistente social do Serviço de Nefologia da Santa Casa, Carla Tiola, enfatiza a importância da campanha, que visa alertar a população de Montes Claros sobre hábitos de vida saudáveis desde a infância, tais como alimentação saudável, ingestão de água, prática de atividade física regular e controle do peso.

“Com essas ações é  possível reduzir a incidência da Doença Renal Crônica e, além disso, a  progressão da doença pode ser  retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo para adoção de medidas apropriadas”, afirma. 

Orientações

A Sociedade Brasileira de Nefrologia ressalta que a DRC é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida, por isso, seguem algumas orientações para reduzir o risco de desenvolver a doença ou evitar que ela se agrave:

– Tenha hábitos alimentares saudáveis;

– Controle o peso e a pressão arterial;

– Pratique atividade física regularmente;

– Beba água;

– Não fume;

– Não tome medicamentos sem prescrição médica;

–  Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, faça o controle regular da glicemia (nível de açúcar no sangue).  

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Programação 

Nesta edição da campanha, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa vai realizar ação educativa no domingo, 13 de março, das 8h às 12h, no Parque das Mangueiras, Bairro Sumaré.

No local, serão desenvolvidas atividades de lazer e entretenimento para as crianças, distribuição de material informativo e orientações para pais/responsáveis, além de avaliação e orientação nutricional, como forma de estímulo a adoção de hábitos de vida saudáveis desde cedo.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).