Inicio » Mais Seções » Ciência » Primeiro Congresso Norte-Mineiro de Neurociências

Primeiro Congresso Norte-Mineiro de Neurociências

 

Criar espaços para debates e apresentações de estudos e de ações, com foco na saúde mental e na importância do tema para a formação acadêmica.

Unimontes e parceiros organizam o primeiro Congresso Norte-Mineiro de Neurociências
Unimontes e parceiros organizam o primeiro Congresso Norte-Mineiro de Neurociências

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Estes são os principais objetivos do 1º Congresso Norte-Mineiro de Neurociências, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, no Espaço da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Eventos), em Montes Claros. O encontro tem como co-realizadores acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC).

Para os organizadores, o evento de dimensão regional permitirá, especialmente, o estímulo de práticas de ensino, pesquisa e de extensão sobre as neurociências, além de fomentar o intercâmbio entre as quatro instituições. “O tema é abrangente às graduações da área da saúde e das ciências sociais”, explica o professor e psiquiatra Pedro Paulo Narciso de Avelar, um dos integrantes da comissão organizadora do congresso.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Um dos destaques na realização do evento está no envolvimento das ligas estudantis na coordenação: Liga de Saúde Mental do Norte de Minas da Unimontes, Liga Acadêmica de Psiquiatria de Montes Claros e Neuroliga Norte-Mineira. Também são parceiros o Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva – do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes – e a Pró-Reitoria de Extensão.

A projeção inicial é de reunir 400 participantes em palestras e mesas redondas, entre alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia, Serviço Social, Ciências Sociais, Pedagogia e de áreas afins. Entre os palestrantes e debatedores constam renomados psiquiatras, neurologistas e médicos generalistas.

Haverá, ainda, a apresentação de trabalhos acadêmicos na forma oral e em pôsteres. O prazo para a inscrição dos artigos para submissão será aberto na primeira quinzena de abril, com a publicação de edital e normas. A princípio, os temas para abordagem nos trabalhos serão livres.

PARCEIROS

O professor Pedro Paulo Avelar destacou como extremamente importante a parceria da Associação Mineira de Psiquiatria logo na primeira edição do evento. “O apoio oficial da associação é mais um incentivo ao projeto de, a partir do Congresso, produzir em nível regional, a cada mês, um periódico para divulgar a produção científica relacionada às Neurociências em Montes Claros e no Norte de Minas”. A programação do evento está em fase final de elaboração, a partir de sugestões dos parceiros oficiais. Também integram a comissão organizadora os professores Mário André de Souza Matos (neurologista, FIP-MOC) e Jésus Fillipi Marques Aguiar (psicólogo, FASI).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).