Inicio » Cultura MOC » Cultura NM – Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏

Cultura NM – Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏

 

A população do Norte de Minas Gerais tem grandes motivos para se orgulhar dos seus artesãos.

No dia 10 de março haverá uma solenidade de encerramento do Projeto Reciclando Oportunidades: Gerando Trabalho e Renda que nos últimos três anos proporcionou um melhoramento no artesanato local e a formação de grupos e empreendimentos econômicos solidários – EES levando a beleza da região norte de Minas para o Brasil por meio das peças de artesanato. O Evento será às 16h no salão de eventos do Hotel Monte Rey situado na Rua Dom Pedro II, 411, Centro de Montes Claros.

Cultura NM - Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏
Cultura NM – Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O projeto é financiado pela União Europeia, e conta com o apoio de diversas instituições como Governo de Minas Gerais, PUC MINAS, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros, Fórum Regional Norte Mineiro de Economia Solidária, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais IDENE, Instituto Lojas Renner e Associação dos Município da Área Mineira da SUDENE – AMAMS.

Além de comemorar as metas alcanças pelos artesãos a solenidade tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto, produtos desenvolvidos, depoimentos dos grupos e novas perspectivas. Os convidados também terão a oportunidade de conhecer sobre o papel da ISONOMA – Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários – no processo de estruturação e de fortalecimentos dos empreendimentos.

O Projeto Reciclando Oportunidades: Gerando Trabalho e Renda, executado pelo CEDUC Virgilio Resi, chegou a ser desenvolvido em até 17 municípios do norte de Minas Gerais, atendendo um número de até 28 empreendimentos, finalizando suas atividades com a permanência de 13 empreendimentos em 12 municípios. Surgiu como continuidade do projeto Reciclando Oportunidades para crianças e adolescentes que atendeu 540 famílias entre 2008 e 2012. Nesse período o objetivo era a extinção do trabalho infantil, principalmente nos lixões dos municípios atendidos, e fortalecimento dos vínculos familiares.

Como desdobramento deste trabalho, em 2013, o CEDUC Virgilio Resi percebeu a necessidade de impulsionar as atividades desenvolvidas, iniciando desta forma, a implantação da ISONOMA – Incubadora de Empreendimentos Solidários – com o intuito de fomentar a rede de artesanato da região criando condições para que as associações, grupos produtivos e empreendimentos pudessem incorporar seus produtos no Mercado de Negócios de forma digna, solidária e sustentável.

Cultura NM - Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏
Cultura NM – Projeto financiado pela União Europeia realiza evento para a apresentação de seus resultados‏

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Com a ISONOMA em ação o Instituto Lojas Renner aderiu à proposta oferecida pelo CEDUC Virgilio Resi e, por meio do projeto Mulheres Solidárias em Ação, investiu na estruturação de um espaço de comercialização coletiva, o Centro de Artesanato de Economia Solidária – CAES Mãos do Norte MG, onde os EES atendidos pela ISONOMA mantém de forma competitiva e sustentável seus produtos no mercado.

Essa iniciativa vem criando elos entre as redes produtivas do artesanato, o que fortalece o vínculo comunitário e capacita as famílias envolvidas a gerirem sua própria renda por meio da autogestão. Além disso as relações de cada artesão participante estão sustentadas por laços de solidariedade, cooperação, sustentabilidade e respeito aos direitos humanos, fatores que juntos resultam no desenvolvimento humano, social e econômico da região.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).