Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – A Região do Norte de Minas se prepara para receber investimentos em energia eólica

Norte de Minas – A Região do Norte de Minas se prepara para receber investimentos em energia eólica

 

Condições favoráveis para a geração de energia limpa e renovável atraem investidores do mundo todo para a região norte mineira.

A Região do Norte de Minas se prepara para receber investimentos em energia eólica - Foto: Omar Freire/Imprensa MG
A Região do Norte de Minas se prepara para receber investimentos em energia eólica – Foto: Omar Freire/Imprensa MG

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A geração de energia eólica aparece como mais uma oportunidade de bons negócios para o Norte do estado de Minas Gerais.  Com grande potencial para a geração desse tipo de energia, a região tem ganhado olhares de empresários de diversas partes do mundo. Este ambiente favorável uniu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e o seu braço executor, o Idene, em uma força-tarefa para levar energia limpa e renovável para a população.

Desde o ano passado, diversas reuniões estão sendo realizadas pelo Sistema Sedinor/Idene. Nessa terça-feira (08/03), foi a vez de representantes das empresas Clamper, Noe e Gerance se reunirem com o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, e com o diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional, Davidson Dantas, para apresentarem projetos eólicos. Um aspecto em destaque é que, com a chegada de grandes empresas no Norte de Minas Gerais, novos empregos serão criados. Empresas chinesas, canadenses e espanholas já manifestaram interesse em investir na região.

Para o secretário Paulo Guedes, é importante estimular novos investimentos voltados para o desenvolvimento econômico da região. “O Norte de Minas possui muitos potenciais que ainda não são explorados, e um deles é na área de produção de energia eólica. O Sistema Sedinor/Idene  tem uma missão muito clara, que é trabalhar para a redução das desigualdades sociais e estimular o desenvolvimento regional, por isso o governo está disposto a apoiar estes novos investimentos”, ressalta o secretário.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Dantas, disse que o Estado também está disposto a buscar outros investimentos que possibilitem o crescimento do setor na região. “A ação irá proporcionar o desenvolvimento de todo o Norte de Minas. O intuito é trabalhar para que a região receba tanto empreendimentos de geração de energia como indústrias de maquinas e equipamentos para o segmento”, afirmou.

A energia eólica é aquela gerada pelo vento. Ela é de grande importância por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).  Os grandes benefícios desse tipo de energia são: ar mais limpo; preserva recursos hidráulicos; é compatível com outros usos de terreno e pode servir como auxilio ao desenvolvimento econômico rural; não produz emissões perigosas, ou resíduos sólidostóxicos; é uma das fontes renováveis mais econômicas da nova geração de eletricidade em grande escala.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Nova música de Sia traz letra que empodera mulheres

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Nova música de …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).