Inicio » Mais Seções » Entretenimento » Cinema – Dez filmes sobre mulheres incríveis

Cinema – Dez filmes sobre mulheres incríveis

 

Confira filmes com protagonistas femininas cujas histórias despertam importantes reflexões.

O Dia Internacional da Mulher já passou, mas o Jornal Montes Claros continua no clima de empoderamento feminino. Desta vez, trazemos uma lista de dez filmes sobre mulheres incríveis que toda cinéfila (e cinéfilo) deve assistir.

Menina de Ouro
Menina de Ouro

PUBLICIDADE

///////////////////////////

1. Menina de Ouro (2004)

O longa conta a história de uma mulher cujo sonho era ser uma grande lutadora de boxe. Determinada, Margaret Fitzgerald (Hilary Swank) chega à academia de uma influente figura do esporte com um objetivo: ser treinada por ele. À princípio, Frankie (Clint Eastwood) se recusa a ajudá-la sob o argumento de que não agencia mulheres, além de Maggie estar “velha demais” para se jogar nessa empreitada. No entanto, ele não demora muito a mudar de ideia. Com sua persistência, Maggie prova ser um talento nato e passa a disputar campeonatos importantes.

2. Philomena (2014)

Filme emocionante baseado em uma história real. Na década de 50, a jovem Philomena Lee (Judi Dench) engravida e acaba sendo enviada a um convento pelo pai moralista. Nesse lugar, as freiras cuidavam dos bebês se as mães concordassem em cooperar com os afazeres domésticos e deixassem os rebentos para a adoção – não que isso realmente fosse uma escolha para as jovens desamparadas. Passados cinquenta anos, Philomena resolve procurar pelo filho e pede ajuda a um jornalista, que faz uma descoberta inesperada sobre o caso.

3. Preciosa (2010)

Preciosa Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que cresceu em um lar disfuncional. Violentada sexualmente pelo pai e abusada pela mãe, Preciosa cresce revoltada – com toda razão. Como se não bastasse a hostilidade em casa, ela ainda enfrenta episódios de preconceito por ser pobre e gorda. Quando engravida do pai pela segunda vez, ela é suspensa da escola. No entanto, a diretora se comove e encaminha Preciosa a uma escola alternativa, na qual a jovem encontra um refúgio.

4. Erin Brockovich (2000)

Além de trabalhar em um escritório de advocacia, Erin Brockovich (Julia Roberts) cuida da educação de três filhos pequenos com muita garra e determinação. Eventualmente, ela descobre que os habitantes de uma cidade estão todos adoecendo devido a uma contaminação na água. Usando seu discurso persuasivo, a competente Brockovich convence o chefe do escritório a deixá-la investigar o caso. Por ser uma pessoa de confiança e preocupada com o bem estar do próximo, Erin conta com a cooperação dos cidadãos e monta um caso de 333 milhões de dólares.

5. Mulan (1998)

Filha única, a jovem Mulan se vê na obrigação de conseguir um matrimônio para honrar sua família. Apesar de não enxergar seu futuro casada e cuidando do lar, a chinesa ainda tenta se adequar aos padrões da época, mas fracassa. Quando povos bárbaros invadem a China, o Imperador manda convocar um rapaz de cada família para a batalha. Percebendo que seu pai não tinha condições físicas de guerrear, Mulan corta os cabelos e se apresenta ao exército como homem, disposta a arriscar a própria vida pelo bem de quem ama.

frida
Frida

6. Frida (2002)

Filme que se dispõe a retratar a adolescência e a fase adulta de Frida Kahlo, uma grande artista mexicana. Aos 18 anos, sofreu um grave acidente que lhe deixou entre a vida e a morte. Foram necessárias inúmeras cirurgias para reconstruir as áreas perfuradas em seu corpo. Casou-se alguns anos depois com Diego Rivera, um mulherengo inescrupuloso com quem teve um relacionamento abusivo. Após o divórcio, manteve casos amorosos com diversas pessoas – homens e mulheres. Sofreu diversos abortos espontâneos devido aos danos que o acidente deixou em seu útero. No âmbito artístico, seus quadros fizeram bastante sucesso, sendo uma pintora aclamada até hoje.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

7. O Sorriso de Mona Lisa (2003)

A década é 50 e a semente do movimento feminista está germinando. Após completar os estudos em uma universidade, Katharine Watson (Julia Roberts) é contratada para ensinar História das Artes em uma renomada escola de valores tradicionais. Ao perceber o conservadorismo atrapalhando o desenvolvimento intelectual de suas estudantes, Katharine decide intervir. Com isso, ela empodera as alunas, provocando reflexões sobre o verdadeiro papel feminino na sociedade. Uma mulher com o pensamento muito a frente de sua época, que inspirou várias outras a perseguirem os próprios sonhos.

8. Malala (2015)

Documentário que retrata a vida da paquistanesa Malala Yousafzai, atacada pelo Talibã por ser mulher e frequentar a escola. Após ser baleada na cabeça, salvou-se milagrosamente da morte e se tornou a pessoa mais jovem a conquistar um Prêmio Nobel. Aos dezoito anos, Malala usa sua voz para falar ao mundo sobre o direito da mulher à educação. Entre as frases mais poderosas de seu discurso, encontra-se: “uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”. Para a jovem Malala, a única saída possível para a desigualdade de gêneros é a educação.

9. Que Horas Ela Volta (2015)

Val é uma das muitas mulheres nordestinas que são forçadas a abandonar o pouco que tem para tentar a sorte em outros estados. Empregada doméstica de uma família econômica e socialmente privilegiada, Val cuida da limpeza da casa. Também acaba responsável por educar Fabinho, o único filho do casal. A história de Val expõe o que há de mais problemático na relação entre patrão e empregada doméstica. Ela dorme nos fundos da casa, come sozinha na mesa da cozinha e não tem direito a usufruir da piscina ou das comidas mais caras.

10. O Quarto de Jack (2015)

Joy foi sequestrada e abusada sexualmente quando tinha apenas dezessete anos e voltava da escola. Foi mantida em cativeiro e, nesse tempo, tornou-se mãe de um menino – com quem divide inquietações sobre a vida lá fora. Após sete anos vivendo em um quarto, desenha um plano de fuga com seu filho e consegue escapar. No entanto, o mundo não corresponde às expectativas de Joy, que entra em profunda depressão. Um filme necessário para refletir a questão da violência sexual, que acomete uma mulher a cada 11 minutos (só no Brasil).

Foi bastante difícil escolher apenas dez filmes, infelizmente precisamos deixar algumas de nossas heroínas fora dessa lista. Se você acha que esquecemos alguém muito importante, deixa um comentário!

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).