Inicio » Mais Seções » Turismo » Turismo – Sol da Espanha atrai turistas que temem o norte da África

Turismo – Sol da Espanha atrai turistas que temem o norte da África

 

É baixa temporada e o sol de Barcelona é tímido, mas os passeios guiados de bicicleta do irlandês Noel Sheehan continuam atraindo turistas estrangeiros, especialmente europeus, que se voltam para Espanha após atentados em vários destinos norte-africanos.

Os ataques extremistas em Tunísia ou Egito, no ano anterior, estão afastando os turistas desses destinos
Os ataques extremistas em Tunísia ou Egito, no ano anterior, estão afastando os turistas desses destinos

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“Tenho notado. Tenho este negócio a 16 anos e 2015 foi nosso melhor ano”, diz Sheehan no ponto de encontro da Fat Tire Bike Tours, em uma rua de pedestres do Bairro Gótico dessa cidade mediterrâneo, a mais visitada do país.

“Mesmo no inverno continuamos funcionando bem e recebemos mais telefonemas pedindo informações ou reservas para alta temporada”, explica o irlandês enquanto prepara as bicicletas para um passeio.

Se antes seus principais clientes eram americanos, há alguns anos os turistas do norte da Europa fazem a maior parte de suas reservas, graças a expansão das companhias de baixo custo e a instabilidade em vários países mediterrâneos.

Os ataques extremistas em Tunísia ou Egito, no ano anterior, assim como na Turquia em janeiro, que causou a morte de 11 alemães em Istambul, estão afastando os turistas desses destinos.

É o caso de Florian Grohe e Saskia Oetzmann, um casal de 23 anos de Munique (Alemanha) que pensava em visitar Istambul. “Nossos pais diziam toda hora ‘não vão agora, procurem outro lugar’ e os voos para Barcelona eram mais baratos”, explica Saskia.

“Não ficamos com medo mas não queríamos que eles se preocupassem. Além disso sou torcedor do FC Barcelona, o que era uma boa escolha também”, diz.

“A Espanha sempre é um bom lugar: bom clima, bom preço, bom ambiente, boa comida”, diz Federico Musci, analista de sistemas italiano de 34 anos, enquanto degusta uma cerveja no meio da tarde no terraço do Café Zurique, lugar emblemático local emblemático no início da “Rambla” de Barcelona, rua larga com grande movimentação de pedestres típica da Espanha.

O sol de inverno já esquenta pouco e o vento sopra com insistência, mas o terraço está quase cheio, especialmente de estrangeiros. “Este é um ponto de encontro, sempre tem gente. Mas ultimamente tem mais”, explica Esteban Cortez, garçom do bar.

RESERVAS AUMENTAM – Terceiro destino mundial depois da França e dos Estados Unidos, a Espanha está a três anos consecutivos batendo o recorde de turistas internacionais. Em 2015 recebeu 68,1 milhões, 4,9% a mais que o ano anterior, e todos os indicadores apontam para um 2016 muito promissor.

“Só no mês de janeiro registramos cerca de 25% a mais de reservas para Espanha que no ano anterior”, diz María Sierra, diretora de comunicação da eDreams, principal agência de viagens europeia com sede em Barcelona, em entrevista à AFP.

O mesmo dito por Anna Vives Begliomini, proprietária da Look Barcelona, que oferece luxuosos apartamentos no elegante ‘paseo de Gracia’ de Barcelona, uma das principais avenidas da cidade e onde estão algumas das obras mais representativas do arquiteto modernista Antoni Gaudí.

“Estão entrando muitas reservas com antecedência. No final do ano já tínhamos alguns dos estabelecimentos quase cheios para abril, maio ou junho”, explica a empresária, que também destaca o crescente mercado chinês e sul-coreano.

Além de destinos urbanos como Barcelona ou Madrid, os principais beneficiados parecem ser os destinos litorâneos como as Ilhas Canárias, na costa ocidental africana, e as Ilhas Baleares mediterrâneas.

“Tivemos um aumento de reservas principalmente para temporada de verão”, diz Manuel Valenzuela, subdiretor geral do Catalonia Hotels, que tem 51 estabelecimentos na Espanha e cujo faturamento cresceu aproximadamente 15% em 2015.

O líder mundial do turismo, a multinacional TUI, informou que suas reservas para Turquia caíram cerca de 40% para o verão, mas seus “próprios hotéis fora do país, como na Espanha e particularmente nas Ilhas Canárias estão se beneficiando”, disse seu presidente Friedrich Joussen.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Essas viagens estão compensando a drástica queda do mercado russo, que antes da depreciação do rublo começou a ter um grande aumento em direção ao litoral espanhol. Em 2015 baixou 32,7%, mas a instabilidade turca pode reverter esta tendência.

“A Turquia trabalha muito com o mercado russo”, assegura Giovanni Cavalli, diretor geral comercial do Port Aventura, principal parque temático do país, na costa sul de Barcelona.

“Estou muito seguro que estes turistas buscarão um lugar mais tranquilo e este lugar é a Espanha”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - Funcionários do Hospital Dilson Godinho recebem treinamento de briga de incêndio

Montes Claros – Funcionários do Hospital Dilson Godinho recebem treinamento de briga de incêndio

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).