Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Movimente-se, quebre a cultura da indiferença. Seja diferente!

Montes Claros – Movimente-se, quebre a cultura da indiferença. Seja diferente!

O dia 21 de março marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta das pessoas com Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais. 

Montes Claros - Movimente-se, quebre a cultura da indiferença. Seja diferente!
Montes Claros – Movimente-se, quebre a cultura da indiferença. Seja diferente!

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Para comemorar o marco, o Grupo Amor Down, organização de pais das pessoas com a Síndrome em Montes Claros, comprometidos em melhorar a qualidade de vida de pessoas com a trissomia, organizou o “Movimento Amor Down” evento que acontece entre os dias 19 a 21 de março. O objetivo da atividade é promover a conscientização e a necessidade de inclusão dos portadores da Síndrome na sociedade, respeitando suas limitações. 

SOBRE A SÍNDROME DE DOWN 

O nome Síndrome de Down é em lembrança ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu o problema em 1862. A causa genética, porém, só foi descoberta em 1958, por Jérôme Lejeune, que descobriu a existência da cópia extra no cromossoma 21. A probabilidade de se ter o problema está estimada em 1 caso a cada 1000 nascimentos. 

A denominada Síndrome de Down, também chamada de trissomia 21, não é uma doença, e sim uma condição genética causada pelo cromossoma extra que aparece no par 21. Os portadores de Down possuem características físicas semelhantes e são mais propensos a determinadas doenças. 

Apresentam deficiências intelectuais que influem no aprendizado, mas também são pessoas que possuem uma personalidade pacífica, estabelecendo boa comunicação, mostrando muita sensibilidade e interesses. 

ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN 

Para que ficasse bem marcada a data, foi escolhido o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down fazendo referência ao problema dos cromossomas (21/03), aludindo assim ao par 21 que possui 3 cromossomas. 

A proposta foi feita pela Down Syndrome International, seguindo ideia de Stylianos E. Antonorakis, geneticista da Universidade de Genebra, estudioso do assunto, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas, fazendo parte do seu calendário oficial e comemorada por todos os países-membros. 

AGENDA DOS EVENTOS EM MONTES CLAROS: 

-19/03 às 8h – Caminhada (Saindo da Praça dos Jatobás, chegada no parque municipal com recreação para os participantes)

– 20/03 às 16h – Desfile Beleza Down (Shopping Ibituruna)

– 21/03 às 18h – Simpósio: Educação, Saúde e Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down (Local: Antigo Plenário da Câmara Municipal)

Palestrantes: Dra. Carla Patrícia Parrela – Neuropediatra

                  Prof.ª Anna Angélica Castro

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).