Inicio » Internacional » Europa » Europa – Ataques matam ao menos 34 em aeroporto e metrô de Bruxelas

Europa – Ataques matam ao menos 34 em aeroporto e metrô de Bruxelas

Ataques no aeroporto e no sistema de metrô de Bruxelas deixaram ao menos 31 mortos nesta terça-feira (22) na Bélgica, causando o fechamento da capital belga e o aumento do alerta de segurança em toda a Europa. Ao menos um dos ataques foi lançado por um homem-bomba.

Europa - Ataques matam ao menos 34 em aeroporto e metrô de Bruxelas
Europa – Ataques matam ao menos 34 em aeroporto e metrô de Bruxelas

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De acordo com o prefeito de Bruxelas, 20 pessoas foram mortas e 106 ficaram feridas em uma explosão em um trem na estação Maelbeek no horário de pico.

A estação fica a poucos metros da sede da União Europeia. “Há 17 pessoas seriamente feridas”, disse o prefeito Yvan Mayeur.

Em uma mensagem no Twitter, a empresa que administra o transporte público na cidade anunciou o fechamento das quatro linhas de metrô.

Por sua vez, duas explosões na área de desembarque do aeroporto internacional de Zaventem, nos arredores da capital belga, causaram ao menos 11 mortes, deixando 81 feridos. Ao menos uma das explosões no aeroporto foi provocada por um atentado suicida.

Segundo uma testemunha ouvida pelo portal belga “Le Soir”, uma vidraça explodiu no check-in da companhia American Airlines e “várias vidraças se despedaçaram segundos depois”.

A Bélgica elevou seu alerta terrorista para o seu nível mais alto, desviando aviões e ordenando as pessoas a se manterem longe dos locais atingidos.

Aeroportos em toda a Europa imediatamente aumentaram sua segurança. Centenas de passageiros, alguns deles com carrinhos de bagagens do aeroporto de Bruxelas, foram alocados em um ginásio municipal de esportes na cidade de Zaventem.

Contato pela reportagem, o Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas afirmou que acompanha os acontecimentos e que, até o momento, não tem informação se há brasileiros entre as vítimas.

“Estamos em guerra”, afirmou o premiê francês, Manuel Valls, depois de um encontro de crise convocado pelo presidente francês, François Holland. “Nos últimos meses, temos sido alvo na Europa de atos de guerra”, afirmou, em um referência aos ataques de novembro e de janeiro do ano passado na França.

As autoridades de segurança europeias vinham se preparando por um grande ataque havia semanas, e alertaram que a facção Estado Islâmico vinha se preparando para um ato terrorista.

A prisão de Salah Abdeslam, suspeito-chave nos ataques em Paris, reforçou esses temores, já que, segundo investigadores, há mais pessoas envolvidas nos atentados na capital francesa do que se acreditava originalmente.

Alguns deles ainda estão foragidos.
Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques desta terça, e o premiê belga, Charles Michel, afirmou que ainda não há evidências vinculando Abdeslam às ações. Depois de sua prisão, na sexta-feira (18), Abdeslam disse às autoridades que havia criado uma nova rede e planejava novos ataques.

Michel condenou os “atentados cegos, violentos e covardes” desta terça. “Temíamos um atentado terrorista e ocorreu”, afirmou Michel durante uma coletiva, na qual pediu à população “tranquilidade e solidariedade”.

“É um momento trágico, um momento negro para o reino”, afirmou.

Bruxelas foi a base de organização dos terroristas que cometeram os ataques de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos e foram reivindicado pelo EI.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).