Inicio » Economia » Desemprego de jovens supera 20% pela primeira vez em nove anos

Desemprego de jovens supera 20% pela primeira vez em nove anos

O movimento vem ocorrendo desde meados do ano passado. Desta vez, porém, a taxa acelerou forte de janeiro (18,9%) para fevereiro (20,8%).

Desemprego de jovens supera 20% pela primeira vez em nove anos
Desemprego de jovens supera 20% pela primeira vez em nove anos

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Pela primeira vez desde 2007, a taxa de desemprego dos jovens de 18 a 24 anos superou a marca de 20% na média das seis principais regiões metropolitanas do país, mostram dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (23).

No mês passado, a taxa em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre chegou a 8,2%.

O movimento vem ocorrendo desde meados do ano passado. Desta vez, porém, a taxa acelerou forte de janeiro (18,9%) para fevereiro (20,8%), atingindo o maior patamar desde junho de 2007 (21,1%).

Por trás da aceleração está a dispensa de trabalhadores temporários contratados no fim do ano passado. São vagas tradicionalmente preenchida pelas pessoas mais jovens, como de atendentes em lojas de shoppings.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Desta forma, 90 mil jovens perderam o emprego em fevereiro, sendo 45 mil deles na região metropolitana de São Paulo. Eram desta foram 2,3 milhões de pessoas de 18 a 24 anos ocupadas no país em fevereiro.

O desemprego é tradicionalmente maior entre a população mais jovens do que em outros grupos etários. Esse aumento preocupa, no entanto, ao adiar e limitar a experiência profissionais de uma geração de brasileiros.

No melhor momento, o desemprego de jovens chegou a recuar para 10,2% em dezembro de 2013. Além da geração de vagas, foi um período em que jovens se dedicavam mais ao estudo do que a procura por emprego.

Na passagem de janeiro para fevereiro, os outros grupos etários registaram aumento da taxa de desemprego. Foi assim com as pessoas de 24 a 49 anos (de 6,5% para 7,1%) e de 50 anos ou mais (de 3,2% para 3,4%).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).