Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Parceria entre Prefeitura e UFMG desenvolverá educação ambiental no Zoo

Montes Claros – Parceria entre Prefeitura e UFMG desenvolverá educação ambiental no Zoo

Durante a última reunião do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), representantes do Zoológico Municipal “Amaro Sátiro de Araújo” apresentaram um projeto de educação ambiental intitulado “Programa de Educação Ambiental – Ambiente em Pauta” destinado às crianças do ensino fundamental e adolescentes do ensino médio, com ações socioeducativas e ambientais a serem realizadas no próprio Zoológico e, posteriormente, na Casa Verde que está sendo construída na UFMG.

Montes Claros - Parceria entre Prefeitura e UFMG desenvolverá educação ambiental no Zoo
Montes Claros – Parceria entre Prefeitura e UFMG desenvolverá educação ambiental no Zoo

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O projeto é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Montes Claros e UFMG e, conforme a bióloga Thalyta Vieira (PMMC/Zoológico), tem o objetivo de promover: interação com a natureza; compreensões de como nossas ações influenciam o meio ambiente; classificação dos animais: répteis, anfíbios, mamíferos e aves; classificação de diferenças entre animais silvestres e exóticos; estudos do comportamento animal, biodiversidade e evolução dos seres vivos; e compostagem e horta orgânica.

A bióloga ressaltou que “a educação ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania”.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Thalyta lembrou que “o zoológico reúne inúmeras famílias nos finais de semana, para lazer e recreação, e escolas realizam aulas práticas ao longo da semana, complementando o conteúdo programático. Diante do público já existente, (a intenção é) trabalhar a educação ambiental no zoológico, tornando a experiência da visita mais atrativa e produtiva para a cidade e o meio ambiente, além de proporcionar dinamismo às visitas, rompendo a barreira de que zoológicos são locais de exposição de animais vivos, mas sem vida. Os trabalhos no zoológico serão desenvolvidos através de visitas monitoradas. As visitas ocorrerão na terça e na quinta, nos períodos da manhã e da tarde. Os alunos-monitores irão desenvolver circuitos pedagógicos e os mesmos serão disponibilizados às escolas e à comunidade de acordo com o público-alvo da atividade. Em breve estaremos agendando as escolas”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).