Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Prefeito de São Francisco toma posse nesta terça como presidente do Cisrun (SAMU Macro Norte)

Norte de Minas – Prefeito de São Francisco toma posse nesta terça como presidente do Cisrun (SAMU Macro Norte)

A posse como presidente já levanta vários desafios para o prefeito Luizinho, que sucede o prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias.

Prefeito Luiz Rocha Neto quer ampliar o  atendimento do Samu na região
Prefeito Luiz Rocha Neto quer ampliar o
atendimento do Samu na região

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, assume nesta terça-feira (29/03/2016) a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun). O Consórcio é responsável pela gestão do Samu do Norte de Minas, que integra 86 municípios da região.

A posse como presidente já levanta vários desafios para o prefeito Luizinho, que sucede o prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias. Em entrevista a O Norte, o novo presidente explicou que pretende ampliar o sistema para mais municípios da região, estendendo a cobertura do Samu para pelo menos 100 municípios. Para o prefeito de São Francisco, o momento político do País não é favorável, mas a luta pela ampliação e consolidação do Samu na região será prioridade.

Há muito trabalho a ser feito. Ainda nesta terça-feira, após a posse, iremos criar uma comissão para avaliar a real situação do Cisrun. A partir daí, começaremos a elaborar um diagnóstico já vislumbrando as possibilidades de crescimento em um prazo estabelecido – assegura o prefeito.

Luizinho não nega que o Cisrun enfrenta hoje uma situação muito difícil, com queixas, sobretudo, por parte dos próprios servidores. De acordo com o prefeito, será feito um trabalho para priorizar a questão técnica em todo o Consórcio.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

É uma instituição que não vive uma situação fácil. Em primeiro lugar, vou querer ouvir a equipe que está em exercício, que irá participar do diagnóstico que faremos. Certamente a questão política não pode ser maior do que a questão técnica e é em cima dessa máxima que iremos trabalhar – afirma o prefeito.

Desafios
O reajuste salarial é o item mais esperado na pauta de reivindicação dos servidores. De acordo com a enfermeira e presidente da Associação dos Servidores do Samu Macro Norte, Linda Márcia Freitas, o reajuste de 40% é a principal luta dos trabalhadores do Samu, que totalizam 780 na região. De acordo com a enfermeira, em 10 anos de Samu na região, só houve um reajuste de 10%, concedido no ano passado. Segundo Linda, a defasagem salarial é hoje o maior problema para os trabalhadores.

O salário que já é baixo, está defasado. Além do vencimento, o auxílio-alimentação também nunca foi reajustado. Essa é, sem dúvida, a maior expectativa de melhora para os servidores – explica.

Ainda de acordo com a presidente, é necessário um investimento maior na estrutura das ambulâncias. Ela elenca também a falta de incentivo para os profissionais que trabalham temporariamente em outro município, mas que não recebem nenhum custeio.

Presidência da Amams
Além da prefeitura de São Francisco e da presidência do Cisrun, o prefeito Luizinho se prepara para assumir, ainda, a presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), hoje dirigida pelo prefeito de Capitão Enéas, César Emílio.

Ao assumir a associação, que conta hoje com 92 municípios participantes, o prefeito irá coordenar três das maiores instituições do Norte de Minas, o que para ele representa um desafio, e não uma preocupação. De acordo com Luizinho, a grande meta para a Amams vai ser lutar, junto a outras entidades representativas, por uma maior autonomia para os municípios.

Sem dúvida, este é o grande desafio. Esta é uma luta que vem sendo encabeçada por todas as instituições compostas por representantes municipais. A luta por uma maior independência e uma reconstrução do pacto federativo serão primordiais na minha gestão – conclui.

A posse para a presidência da Amams ainda não tem data marcada, mas pelo estatuto deverá ser realizada até quatro meses antes do pleito eleitoral. Já a posse para a presidência do Cisrun acontece nesta terça-feira (29/03/2016), na sede da Macrorregional, em Montes Claros.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros - PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Montes Claros – PM procura por autores de roubo a posto de saúde no bairro Morada do Sol

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).