Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Norte de Minas – Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais

A primeira etapa dos JEMG será realizada no município no período de 30 de março a 02 de abril.

Norte de Minas - Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais - Foto: Elson Lage
Norte de Minas – Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Foto: Elson Lage

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Cerca de 250 alunos de 20 escolas públicas e particular participaram da abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que acontecerão até sábado, dia 02/04, em Brasília de Minas, no Norte de Minas. A abertura ofcial foi realizada na manhã desta quarta-feira (30) na Escola Estadual Santana e, além dos estudantes, reuniu autoridades, atletas, professores, torcedores e representantes da prefeitura do Município.

De acordo com o prefeito Jair Oliva, a iniciativa é muito importante para a integração social e a prática esportiva dos jovens e adolescentes.

– Os jogos reúnem alunos de 10 escolas municipais, 09 escolas estaduais e uma escola particular e essa troca de experiências é fundamental para a formação dos nossos jovens, não só educacional e na prática esportiva, mas especialmente na socialização e na formação cidadã – avalia o prefeito.

Os JEMG são uma competição esportiva-educacional realizado pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras dos 853 municípios do Estado, envolvendo escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio. Os jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos, sendo o módulo I, voltado para alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002) e o módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999).

A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 11 de abril a 29 de maio.

O Estado é divido em 47 microrregiões e cada superintendência regional de Ensino auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional, que acontece em 6 municípios do Estado, no período de 20 a 26 de junho, com as competições de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Em Brasília de Minas, os estudantes vão participar das modalidades futsal, vôlei e handebol, nas categorias masculino e feminino. As equipes classificadas vão para a etapa regional, em Montes Claros.

Norte de Minas - Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais - Foto: Elson Lage
Norte de Minas – Estudantes de Brasília de Minas participam dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Foto: Elson Lage

De acordo com a vice-diretora, Joselita Mota Mendes Almeida, a escola estadual Santana mais uma vez cumpre o papel de receber as demais escolas do município.

– Juntos vamos potencializar ainda mais o incentivo à prática esportiva nas escolas, promovendo lazer e qualidade de vida para nossos alunos – avalia. A vice-diretora diz que a expectativa é que o município possa ter representantes na etapa regional e, quem sabe, na estadual.

A etapa estadual (4ª etapa) acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas. No período de 11 a 16 de julho acontecem as competições das modalidades individuais eparalímpicas e no período de 1º a 7 de agosto acontecem as competições das modalidades coletivas.

Por Jerúsia Arruda

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).