Inicio » Minas Gerais » MG – Só 3,2% dos hospitais de Minas Gerais conseguem ‘selo de qualidade’

MG – Só 3,2% dos hospitais de Minas Gerais conseguem ‘selo de qualidade’

Levantamento traz 22 unidades mineiras; todas elas são da rede privada e a maioria é da capital.

Contrário. Muitas vezes, cenário de hospitais, em especial os públicos, é de superlotação e atendimento ruim
Contrário. Muitas vezes, cenário de hospitais, em especial os públicos, é de superlotação e atendimento ruim

PUBLICIDADE

///////////////////////////

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) listou, pela primeira vez, os hospitais brasileiros que atingiram nível de excelência. Das 6.068 unidades de saúde analisadas no país, apenas 131 conseguiram boas avaliações. Delas, 22 são de Minas. Apesar de ter 16% entre as melhores, os hospitais bem colocados representam apenas 3,2% do total de unidades do Estado (676). Além disso, todos eles são da rede privada e a maioria está em Belo Horizonte.

A concessão da chamada acreditação – uma espécie de certificado de qualidade – é baseada em modelos internacionais e, no Brasil, segue as orientações da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os critérios são os mais variados, como qualidade da equipe e do atendimento até estocagem de insumos. A premiação para os hospitais de excelência é financeira.

Entrave. O presidente da Central dos Hospitais de Minas Gerais, Castinaldo Bastos Santos, argumenta que o custo elevado é um dos entraves para que mais unidades consigam o “selo de qualidade”.

“Todos estão preocupados com a qualidade. Mas para manter isso é preciso adotar uma série de medidas que custam muito dinheiro. Talvez agora, que há um benefício no reajuste com as operadoras para quem for qualificado, essa dificuldade diminua”, explica.

Para a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Michelle Mello, a divulgação dos indicadores é uma forma de impulsionar a busca por qualidade no setor. “A gente não tem essa cultura hoje. Estamos bastante atrasados em relação a outros países. Temos em torno de 6.000 hospitais e menos de 5% são acreditados. Precisamos começar a mostrar a importância de buscar melhora dos padrões de atendimento, padronização das consultas clínicas”, afirma.

Ainda de acordo com Michelle, ao começar a divulgar esses dados, a ANS pretende impulsionar uma melhoria na qualidade e também revelar informações que podem ajudar os usuários na hora de escolher uma unidade de saúde. A agência também estuda expandir o serviço e, a partir em 2017, deve preparar uma lista que trará também clínicas e profissionais da área.

Conforme o Ministério da Saúde, existem atualmente no país 6.068 hospitais. Deles, apenas 2% estão na lista dos que receberam a acreditação máxima (122). A ANS informou que a listagem considerou tanto as unidades de saúde privadas quanto os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entenda

Voluntário. A acreditação é prevista e regulamentada pelo Ministério da Saúde, mas não é uma imposição aos hospitais. As unidades podem ou não solicitar os testes e sua avaliação.

Readmissão e segurança

Outros critérios. A ANS também listou os hospitais que têm índices mais baixos de readmissão e aqueles com o Núcleo de Segurança do Paciente, exigido pela Anvisa. Veja as listas clicando AQUI e AQUI.

Readmissão. No primeiro caso, 133 unidades entraram para a lista. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como aceitável uma porcentagem de reinternação de até 20%.

Segurança. Já aqueles que oferecem núcleo de segurança somam 1.338.

As informações são do Jornal O Tempo

 
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Dr. Newton Figueiredo, vice-presidente da ACI, defendeu o resgate do futebol local a partir da campanha

Montes Claros – Ação entre amigos da ACI e CDL em prol do Ateneu

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).