Inicio » Cultura MOC » Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros de olho em novas oportunidades

Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros de olho em novas oportunidades

Produtora da orquestra tem encontro marcado com secretário de Estado de Cultura

Cultura Moc - Orquestra Sinfônica de Montes Claros de olho em novas oportunidades
Cultura Moc – Orquestra Sinfônica de Montes Claros de olho em novas oportunidades

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Fundada em 2001, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros ganha a cada dia mais admiradores, dentro e fora dos limites norte mineiros.  Em 2016, quando o projeto completa 15 anos de existência, novas oportunidades vão surgindo aos talentosos músicos.

Na semana passada, a produtora da Orquestra e responsável pela gestão do Formigueiro Cultural – produtora de gestão cultural de Montes Claros -, Laisa  Bastos, esteve em Ouro Preto à convite do maestro Rodrigo Toffolo, responsável pela orquestra sinfônica da cidade. Ela participou de uma vivência criativa junto aos integrantes da orquestra de Ouro Preto, durante o evento de lançamento da temporada 2016.

“Foi uma oportunidade importante para buscarmos novas ações para a Orquestra Sinfônica de Montes Claros. O maestro fez questão de apresentar a Orquestra de Montes Claros aos presentes, incluindo o secretário de Estado de Cultura, Oswaldo Ângelo, que vai nos receber na capital mineira, para tratar de inventivos à projetos de música e cultura, especialmente o que desenvolvemos por aqui, com a orquestra sinfônica”, destacou a produtora Laisa Bastos.

Encontro entre o maestro de Ouro Preto e a produtora Laisa Bastos
Encontro entre o maestro de Ouro Preto e a produtora Laisa Bastos

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

O secretário destacou durante o encontro, a importância da valorização das orquestras e bandas do Norte de Minas. Incentivo a mais para as ações que a orquestra planeja neste ano comemorativo. “Teremos vários concertos durante o ano, bem diversificado, com concertos clássicos, populares, didáticos, beneficentes, etc. Enfrentamos muitas dificuldades durante esse percurso por falta de recursos e valorização pelas instituições públicas e privadas, porém essa situação já está mudando. Será um ano próspero, onde iremos trabalhar com um novo modelo de gestão”, afirma Laisa.

Com desafios que vão desde a manutenção do quadro de músicos, até à gestão e busca de apoio de instituições à Orquestra Sinfônica de Montes Claros, o ano será de trabalho. “Vamos buscar parceiros que acreditam na importância da valorização e apoio à orquestra, pela representatividade artística e cultural que têm em Montes Claros e região”, finaliza Laisa Bastos.

Orquestra

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros foi fundada dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez no ano de 2001. Desde o início realiza os ensaios nas instalações do Conservatório, que cedeu alguns instrumentos para que o trabalho começasse. A equipe de músicos fundadores foi constituída de alunos, professores e ex-alunos da escola, bem como músicos de formação não acadêmica.

Ao longo dos anos, a Orquestra tem se constituído em um meio para a formação de jovens músicos no Norte de Minas, com a promoção de cursos e masterclasses gratuitos com professores vindos de outras orquestras do país.

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros segue sob a direção e regência da maestrina Maria Lúcia Avelar, desde a sua fundação. O projeto vem assumindo o papel de difusor da chamada música clássica na região, através da realização de concertos didáticos, oferecidos gratuitamente a todo o tipo de plateia, que em muitos casos nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de orquestra sinfônica ao vivo.

Por Ricardo Guimarães

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Norte de Minas – Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).