Inicio » Mais Seções » Curiosidades » Dia da Mentira – Descubra como surgiu o 1º de Abril

Dia da Mentira – Descubra como surgiu o 1º de Abril

Todo mundo fala desta data, entra ano e saí ano e quase todo mundo continua caindo nas pegadinhas do Dia da Mentira, ou seja 1º de Abril. Mas o que muita gente não sabe é como esta data surgiu, que tambem é chamada de Dia dos Bobos ou Dia dos Tolos.

Dia da Mentira -  Descubra como surgiu o 1º de Abril
Dia da Mentira – Descubra como surgiu o 1º de Abril

PUBLICIDADE

///////////////////////////

São muitas as histórias sobre a origem do dia da mentira, mas a mais aceita é que o dia da mentira surgiu na França, quando o rei da França, Carlos IX, implantou o calendário gregoriano (o nosso calendário atual), que considera o dia primeiro de janeiro como o início do ano. Antes desta mudança, a festa de ano novo durava 1 semana, começando no dia 25 de março e terminando no dia 1º de abril. Como não havia internet naquele tempo, as notícias demoravam a se difundir e muita gente continuou festejando nas datas antigas. Outras pessoas mais conservadoras não aceitaram a data continuando a comemorar na data antiga, gerando muita chacota e o dia dos tolos.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Quase 200 anos depois, a brincadeira se espalhou alcançando a Inglaterra e então os demais países do mundo. Aqui no Brasil o dia começou a ser comemorado em Minas Gerais, onde um jornal popular chamado A Mentira, foi lançado no dia  1º de abril de 1828, notíciando o falecimento de Dom Pedro, o que foi desmentido no dia seguinte.  Mesmo com esta pegadinha A Mentira parou suas atividades no dia  14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

MG – Homem briga e morre na frente da namora em baile funk

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.MG – Homem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).