Inicio » Mais Seções » Saúde » Saúde – Dia Mundial do Autismo é celebrado neste sábado

Saúde – Dia Mundial do Autismo é celebrado neste sábado

É dia de vestir azul para marcar a data. Existem no mundo 70 milhões de autistas.

Saúde - Dia Mundial do Autismo é celebrado neste sábado
Saúde – Dia Mundial do Autismo é celebrado neste sábado

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Neste sábado (02/04/2016), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo distúrbio.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. Muitos pacientes apresentam comportamento agressivo, agitado e isso exige cuidado e dedicação permanente.

Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida. O atendimento do autismo na rede pública pode ser realizado nas mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde e também em um dos 102 Centros Especializados em Reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Não há medicamentos específicos para o autismo. Porém, fármacos podem ser receitados para sinais associados, como hiperatividade, agressividade e até epilepsia. Em todos os casos, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar para tratá-lo como um todo, em todas as facetas da manifestação.

Para melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo foi publicado nesta sexta-feira (1º), no Diário Oficial da União, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Comportamento Agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo. O protocolo inclui, entre outas ações, a prescrição do medicamento risperidona.

A medicação existia no SUS, mas não estava disponível para pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A estimativa é de que o tratamento beneficie cerca de 19 mil pacientes por ano.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Norte de Minas – Sistema Sedinor/Idene, Codevasf e a Epamig promovem seminário para discutir o futuro da macaúba na região Norte de Minas

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).