Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe encontro regional do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura

Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe encontro regional do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura

Montes Claros recebeu nesta segunda-feira, 4 de abril, o encontro regional do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o objetivo de discutir e formular propostas para o Projeto de Lei (PL) 2.805/15, que contém o Plano Estadual de Cultura e encontra-se, atualmente, em tramitação no parlamento mineiro.

Montes Claros - A cidade de Montes Claros recebe encontro regional do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura
Montes Claros – A cidade de Montes Claros recebe encontro regional do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura

PUBLICIDADE

///////////////////////////

O encontro, realizado na AMAMS, contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, de representantes de prefeituras da região Norte de Minas, além de um representante do Ministério da Cultura.

Falando em nome da Prefeitura de Montes Claros, o secretário municipal de Cultura, Carlos Muniz, chamou a atenção para as riquezas culturais da cidade e os avanços registrados na área. Entre eles, destacou o COMCULTURA, programa municipal que destina parte do IPTU arrecadado na cidade (1,5%) para financiar projetos na área cultural.

O secretário de Estado Angelo Oswaldo falou sobre os ilustres filhos de Montes Claros que trouxeram grandes contribuições para a cultura nacional. Ele citou o escritor e antropólogo Darcy Ribeiro, o escritor Ciro dos Anjos, os artistas plásticos Konstantin Khristoff e Raymundo Colares, além de Aroldo Pereira, agitador cultural e idealizador do Psiu Poético, o maior salão de poesia do Brasil e que, neste ano, completa 3 décadas de existência.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

Angelo também falou sobre a importância da cultura (“a cultura é feita de relacionamento, é marcada pelo Humanismo”) e, consequentemente, do Plano Estadual de Cultura (“é o início de uma construção possível, de uma solução”).

Grupos de trabalho 

Na parte da tarde, os participantes do fórum se dividiram em três grupos de trabalho para discutir as propostas contidas no PL 2.805/15 e reorganizadas pela ALMG para os temas Garantia de direitos culturais, Sistema Estadual de Cultura e Sistema de financiamento à cultura. Além da apreciação dessas sugestões, foram aprovadas dez novas propostas.

Entre as novas medidas está a promoção e preservação de manifestações culturais populares; a inclusão na grade curricular das escolas do ensino infantil ao médio da disciplina Educação Patrimonial; o estabelecimento de parâmetros a serem seguidos pelos editais com vistas à ampliação de segmentos culturais contemplados e maior uniformização do acesso à cultura; e a criação de uma Comissão Territorial para fomentar a articulação e apoio às ações destinadas à criação de um Plano Regional de Cultura.

Além disso, foram eleitos 11 delegados titulares e dois suplentes para representar o Norte de Minas na etapa final do fórum, marcada para 8, 9 e 10 de junho, na Assembleia.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Hesiodo José

Coluna do Hesiodo José – Fragmentos Diários (aumento e também invento)

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Coluna do Hesiodo …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).