Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Reformas das lavanderias comunitárias em Montes Claros

Montes Claros – Reformas das lavanderias comunitárias em Montes Claros

Trabalhos encerram período de mais de três décadas sem melhoramentos nas unidades da cidade.

Montes Claros - Lavanderia Comunitária - Vila Oliveira
Montes Claros – Lavanderia Comunitária – Vila Oliveira

PUBLICIDADE

///////////////////////////

Construídas há mais de três décadas em Montes Claros, as lavanderias comunitárias sempre defenderam papel importante na questão socioeconômica de muitas famílias de baixa renda. Suas profissionais, as lavadeiras, que na definição clássica das enciclopédias são “mulheres que lavam roupa num tanque ou à beira de um rio”, e que na maioria das vezes são chefes de família, têm muitas vezes nesta atividade sua única fonte de renda.

No entanto, ao longo de todos estes anos, as lavanderias comunitárias não receberam a atenção devida para que pudessem oferecer às suas funcionárias melhores condições de trabalho. Em muitos bairros, as unidades sofreram inúmeras deteriorações e se tornaram até pequenas, prejudicando uma atividade que, ao contrário, nunca deixou de crescer.

Isso mudou. É que a Prefeitura de Montes Claros iniciou nesta segunda-feira, 4, os serviços de reforma de várias lavanderias comunitárias, começando pela unidade do Bairro Santos Reis. “Estamos surpresas com essa visita. Eu, por exemplo, trabalho aqui há 32 anos e nunca um prefeito veio nos visitar, muito menos para nos trazer notícias tão boas”, diz Leia Soares, que desde 1984 trabalha na lavanderia que hoje coordena, referindo-se à visita que o prefeito Ruy Muniz, acompanhado da primeira-dama, Raquel Muniz, e assessores, fez à unidade na sexta-feira, primeiro de abril, para assinar a ordem de serviço das obras que começaram 42 horas depois. “Apesar da data, é a pura verdade. As obras estão aí para provar”, brinca a lavadeira que, ao lado das colegas de trabalho, Maria Inês Pereira, Gisele Costa e Maria da Luz Souza, destacou a importância da reforma. “Agora teremos mais condições de trabalho, o que significa mais qualidade de nosso serviço e aumento de nossa renda. Estamos agradecidas pelo reconhecimento ao nosso trabalho”, acrescenta a coordenadora da unidade, que atualmente funciona com sete lavadeiras, de segunda a sábado.

VIATOTAL

ViaTotal

///////////////////////////

VILA OLIVEIRA

A Prefeitura de Montes Claros também autorizou os trabalhos de reforma da Lavanderia Comunitária do Bairro Vila Oliveira, que terão início nesta quinta-feira, 7. No local, trabalham cinco lavadeiras.

“É uma reforma que demorou 36 anos para acontecer. A lavanderia é o nosso arrimo de família, importante na nossa vida e precisa ser mantida em boas condições. Temos mais é que agradecer a atenção da atual administração”, comemora a coordenadora, Marly Pereira da Silva.

“A administração de fato vem comprovando ser diferente ao nos dar apoio para o trabalho, que é duro, mas digno, e que nos sustenta”, reforça Carmina dos Santos, outra veterana na profissão.

“Todas as lavanderias comunitárias que precisam vão receber reformas. Nesta primeira fase de trabalhos, além das unidades dos bairros Santos Reis e Vila Oliveira, vamos assinar a ordem de serviço para mais duas, nos bairros Major Prates e Renascença”, adianta o prefeito.

As obras de reformas das lavanderias, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano, estão a cargo da empresa Giorgio Vasari, vencedora de licitação. Todos os recursos, em torno de R$ 100 mil, são provenientes do Tesouro Municipal.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Norte de Minas - Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Norte de Minas – Acidente deixa uma pessoa morta na BR-251

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.Norte de Minas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).