Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Hospitais são o novo alvo dos Hackers

Hospitais são o novo alvo dos Hackers

O sequestro de dados é, atualimante, a modalidade de cibercrime mais popular na rede. O chamado “ransomware” tem deixado empresas de cabelo em pé e feito muita gente perder dinheiro: essa forma de ataque movimenta em média US$ 34 milhões por ano.

Hospitais são o novo alvo dos Hackers
Hospitais são o novo alvo dos Hackers

PUBLICIDADE

///////////////////////////

De acordo com o Talos – grupo de Segurança da Informação da Cisco – os hospitais se tornaram o novo alvo dos hackers que praticam esse tipo de golpe. Já existem ransomwares especialmente voltados para a área da Saúde, que já fizeram vítimas nos EUA (como o Centro Médico Presbiteriano de Hollywood e o Hospital Metodista de Kentucky) e estão começando a atuar no Brasil.

O vírus, chamado “Samsam”, se infiltra nos servidores através das redes e criptografa toda a base de dados dos hospitais, incluindo prontuários de pacientes, lista de visitantes, etc. Para descriptografar os dados é preciso uma chave, liberada pelos hackers mediante um pagamento (que gira em torno de milhares de dólares).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

“Os hospitais têm uma base de dados valiosa, com prontuários de pacientes, histórico de doenças e medicamentos, etc. Sem esses dados, eles não podem agendar consultas, realizar procedimentos médicos ou atender urgências”, afirma Fernando Zamai, Engenheiro Consultor de Segurança da Cisco. Ou seja: sem sua base de dados, os hospitais praticamente param.

Os ataques ainda afetam as redes dos hospitais, que dependem delas para se comunicar. O vazamento dessas informações ainda podem render multas aplicadas por entidades de classe.

Segundo Zamai, o ambiente hospitalar concentra uma grande movimentação de pessoas facilitando que alguém não autorizado tenha acesso direto a uma porta aberta (um switch ou um roteador desprotegido), conectando um laptop e executando o arquivo contendo o malware”, afirma o especialista. Essa variante de ransomware não utiliza de engenharia social.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Coluna do Pe. Ezequiel Dal Pozzo – A internet e a “minha pátria”

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Coluna do Pe. …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).